O Censo 2022 já está entrando na reta final e o cenário no Pará ainda é preocupante. O estado atingiu 70% dos setores censitários finalizados, mas ainda tem 29,1% sendo trabalhados e 0,5% não iniciados. O IBGE tem até o final do mês de dezembro para finalizar esses setores restantes.
Dos 144 municípios paraenses, apenas 6 municípios paraenses finalizaram a contagem populacional em todos os setores censitários. São eles: Belterra, Colares, Faro, Jacareacanga, Limoeiro do Ajuru e Mocajuba. Os municípios do Baixo Tocantins, Baixo Amazonas e Nordeste paraense são os mais adiantados, enquanto que alguns municípios do Sudoeste e Sudeste paraense estão entre os mais atrasados.
Dos municípios com população estimada acima de 100 mil habitantes, Cametá é o mais adiantando, por lá faltam apenas 0,5% dos setores censitários para concluir a coleta.
A capital paraense está com 64,4% dos setores concluídos, 34,9% em andamento e 0,7% ainda não iniciados os trabalhos de contagem populacional.
Santa Cruz do Arari, Redenção e Novo progresso são os municípios paraenses mais atrasados na contagem, todos com menos de 30% dos setores concluídos.