NOTÍCIASPará

Anvisa autoriza o Pará a importar vacina russa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou alguns estados a importarem a vacina contra a covid-19 Sputnik V, de origem russa, e o Pará é um dos sete liberados. Para fazer a importação excepcional, o estado deve cumprir as mesmas condicionantes estabelecidas para Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí, unidades da Federação que conseguiram a mesma autorização no último dia 04 de junho.

Considerando o limite de aplicação da Sputnik em 1% da população neste momento, o Pará vai poder importar um total de 174.000 doses.

Dentre as restrições impostas está a limitação de se utilizar o imunizante apenas em adultos (faixa etária de 18 a 60 anos), sem comorbidade e ainda não vacinados, e em até o máximo de 1% da população de cada estado. A Anvisa fará o monitoramento dos resultados e pode suspender a autorização a qualquer momento.

Eficácia – Ainda faltam informações sobre qualidade, eficácia e segurança da Sputnik V, o que impossibilita, neste momento, a autorização para uso emergencial, como tem a CoronaVac, ou a conquista do registro definitivo, já obtido pelas vacinas da Pfizer e da AstraZeneca/Oxford.

Confira os demais estados que poderão importar o imunizante: Rio Grande do Norte, Mato Grosso, Rondônia, Amapá, Paraíba e Goiás.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar