BELÉMNOTÍCIAS

Alerta: Belém registra caso suspeito da doença da “urina preta”

Depois de Santarém, Belém é a segunda cidade paraense a registrar um caso suspeito da doença de Haff, conhecida como doença da urina preta. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa).

Em nota, a Sespa informou que “…por meio do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS), foi notificada e está investigando, no momento, dois casos sendo eles em Belém e Santarém. A Sespa emitiu nota de alerta com orientações para identificação e notificação de casos suspeitos”.

Ainda por nota, a Sespa orienta que “…em caso de sintomas é necessário buscar atendimento imediatamente na rede pública de saúde do município. Ressaltamos que o monitoramento, bem como o acompanhamento dos pacientes é de responsabilidade da vigilância do município”.

Já a Secretaria Municipal de Saúde (SESMA) informa que “…está acompanhando o caso suspeito de síndrome de Haff, conhecida popularmente como a doença da “Urina Preta”, há 5 dias em Belém. A Sesma monitora a pessoa que se alimentou com peixe e, no dia seguinte, sentiu dores no corpo, mal estar e urina escura. Ela foi internada imediatamente e está com o quadro estável, mas ainda hospitalizada”.

“Os agentes do Departamento de Vigilância à Saúde (Devs) e da Vigilância Sanitária (Devisa) da Sesma coletaram material do paciente e do pescado, no local adquirido pelo paciente, e encaminharam amostras ao Laboratório Central do Estado do Pará para análise. A informação é de que este material seguiu para análise em Santa Catarina. A Sesma segue aguardando o resultado”, informou o órgão municipal.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar