
Em um episódio de heroismo registrado no Canal da Pirajá, localizado no bairro da Pedreira, em Belém, um cão viralata escapou de morrer graças à ação corajosa de Agentes Comunitários de Saúde, que tiveram o auxílio de um morador de rua.
Imagens capturaram o momento em que o cachorro se encontrava no canal, em meio ao esgoto, enfrentando o perigo iminente de afogamento. Os agentes usaram uma corda para puxar o animal até um pequeno “morro” para tirá-lo da água contaminada. Depois usaram uma escada para sair do canal.
O ato nobre, no entanto, não foi isento de desafios. O morador de rua acabou sendo mordido pelo cachorro, que, assustado, reagiu instintivamente. A sorte sorriu quando Agentes Comunitárias de Saúde perceberam a situação e prontamente ofereceram assistência.
Mesmo após o resgate bem-sucedido, o morador de rua, relutante, recusava-se a buscar atendimento em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Foi necessária a intervenção persuasiva dos agentes para convencê-lo a receber os cuidados médicos adequados.
Fotos:



