O Paysandu entra em campo nesta segunda-feira (20) em busca de um resultado que mantenha vivas as chances de permanência na Série B do Campeonato Brasileiro. O time paraense enfrenta a Ferroviária-SP, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara, pela 33ª rodada da competição.
A equipe bicolor chega ao confronto com 26 pontos conquistados em 32 jogos e ocupa a última posição da tabela. Com duas derrotas consecutivas — contra o Botafogo-SP e o Remo —, o clube tenta encerrar a sequência negativa e evitar o rebaixamento para a Série C.
De acordo com o levantamento do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Paysandu tem 99,51% de probabilidade de queda. Para alcançar o objetivo de se manter na divisão, o time precisa vencer os seis jogos restantes e somar 44 pontos.
Mesmo que conquiste os três pontos em Araraquara, o Papão não deixará a lanterna, mas pode reduzir a distância para os clubes fora da zona de rebaixamento.
Desfalques e retornos
O técnico Márcio Fernandes não contará com o atacante Diogo Oliveira, artilheiro da equipe, que se recupera de lesão. Também estão fora o zagueiro Maurício Antônio e o lateral Bryan Borges, ambos no departamento médico.
O atacante Rossi não foi relacionado por opção técnica, enquanto Marlon cumpre suspensão. A novidade é o retorno do zagueiro Thiago Heleno, que viajou com o elenco e pode ser titular.
Situação da Ferroviária
A Ferroviária ocupa a 16ª colocação, com 37 pontos, e também tenta se afastar da zona de rebaixamento. O técnico Claudinei Oliveira, que comandou o Paysandu até a 25ª rodada e reencontra o ex-clube, terá desfalques importantes.
O volante Netinho (ex-Paysandu) e o zagueiro Gustavo Medina não jogam — o primeiro cumpre suspensão, e o segundo trata uma lesão na coxa. Em compensação, os meias Juninho e Fabrício Daniel, recuperados de problemas musculares, voltam a ficar à disposição.
Ficha técnica
Ferroviária x Paysandu
33ª rodada – Série B do Campeonato Brasileiro
Data: segunda-feira, 20 de outubro de 2025
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Local: Arena Fonte Luminosa, Araraquara (SP)
Arbitragem:
- Árbitro: Jonathan Benkenstein Pinheiro (RS)
- Assistente 1: Jorge Eduardo Bernardi (RS)
- Assistente 2: Lucio Beiersdorf Flor (RS)
Escalações prováveis:
Paysandu: Matheus Nogueira; Edílson, Thalisson, Thiago Heleno e Réverson; Ronaldo Henrique, André Lima e Denner; Marcelinho, Wendel e Garcêz.
Técnico: Márcio Fernandes.
Ferroviária: Dênis Júnior; Lucas Rodrigues, Maycon, Ronaldo Alves e Zé Mário; Tárik, Ricardinho e Alencar; Albano, Carlão e Thiago Lopes.
Técnico: Claudinei Oliveira.
Leia também:



