Um homem foi preso em flagrante no final da tarde desta segunda-feira (22) enquanto descartava cerca de meia tonelada de entulho em uma área pública do bairro do Guamá, em Belém.
A abordagem ocorreu na esquina das avenidas José Bonifácio e Bernardo Sayão, durante uma ação conjunta do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal de Belém (GMB) e equipes de fiscalização da Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana (Sezel).
Segundo as autoridades, o suspeito utilizava um caminhão baú para transportar os resíduos. No momento em que despejava aproximadamente 500 quilos de entulho na via pública, foi surpreendido pelos agentes que realizavam fiscalização na região.
Após a abordagem, o homem recebeu voz de prisão e foi conduzido, juntamente com o veículo utilizado na ação, para a Delegacia Especializada em Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), onde foi autuado por crime ambiental.
Durante a operação, um segundo homem que também estaria envolvido no descarte irregular conseguiu fugir antes da chegada das equipes. As autoridades informaram que trabalham para identificar o suspeito e apurar sua participação no caso.
De acordo com os órgãos de fiscalização, o descarte irregular de resíduos é uma das principais causas de problemas urbanos em Belém, contribuindo para o acúmulo de lixo em áreas públicas, obstrução de canais de drenagem, alagamentos e degradação ambiental.
O coordenador do Grupamento de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, João Paulo Paixão, destacou a importância das ações de fiscalização para combater esse tipo de prática.
“Esse tipo de fiscalização é fundamental para combater práticas que prejudicam a cidade e a população. A atuação integrada permite identificar os responsáveis e garantir que as medidas legais sejam tomadas”, afirmou.
A Prefeitura de Belém tem intensificado as ações de combate ao descarte irregular de resíduos em diferentes bairros da capital. Além das fiscalizações, a administração municipal busca conscientizar a população sobre a destinação correta de entulhos e materiais provenientes de obras e reformas.
O homem preso permanece à disposição da Justiça, enquanto as investigações continuam para identificar outros possíveis envolvidos no descarte irregular.



