BELÉMBelémxManausNOTÍCIANOTÍCIASREGIONAL

Região Metropolitana de Belém supera Manaus e registra o maior IDH do Norte

RMB alcança índice de 0,803 em 2024 e entra na faixa de “muito alto desenvolvimento humano”, segundo levantamento do PNUD, FJP e IBGE

A Região Metropolitana de Belém (RMB) alcançou, em 2024, o maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da Região Norte do Brasil. Segundo dados do Radar IDHM 2024, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com a Fundação João Pinheiro (FJP) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a RMB atingiu índice de 0,803, entrando oficialmente na faixa de “muito alto desenvolvimento humano”.

O resultado coloca a metrópole paraense à frente da Região Metropolitana de Manaus (0,786) e da Região Metropolitana de Macapá (0,762), consolidando Belém como a região metropolitana mais desenvolvida da Amazônia sob os critérios de longevidade, educação e renda.

O levantamento mostra ainda que todas as 20 regiões metropolitanas analisadas no país apresentaram crescimento no indicador entre 2012 e 2024, além da Região Integrada de Desenvolvimento (Ride) da Grande Teresina. Entre os maiores avanços proporcionais estão Natal, João Pessoa e Teresina.

No ranking nacional, as melhores posições ficaram com as regiões metropolitanas de Florianópolis (0,874) e Curitiba (0,856). Já os menores índices foram registrados em Macapá (0,762) e Maceió (0,776). Das 21 regiões avaliadas, 17 já atingiram o patamar de muito alto desenvolvimento humano.

Crescimento reflete expansão urbana e políticas públicas

O avanço da RMB está associado à ampliação do acesso à educação, aos serviços de saúde, à melhoria da renda média da população e à expansão de investimentos urbanos nas últimas décadas.

A Região Metropolitana de Belém reúne municípios como Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Bárbara, Santa Izabel, Castanhal, Barcarena e outros núcleos urbanos fortemente integrados economicamente e socialmente.

Nos últimos anos, a região passou por expansão da malha universitária, crescimento do setor de serviços, fortalecimento do comércio, aumento da verticalização urbana e ampliação de programas sociais e de infraestrutura.

Além disso, a RMB concentra os principais hospitais, universidades, centros administrativos e polos econômicos do Pará, atraindo diariamente milhares de pessoas do interior do estado.

O que mede o IDHM

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) é uma adaptação brasileira do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), utilizado mundialmente pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O indicador varia de 0 a 1. Quanto mais próximo de 1, maior o nível de desenvolvimento humano da região analisada.

O cálculo é baseado em três dimensões principais:

  • Longevidade: medida pela expectativa de vida da população;
  • Educação: avaliada por indicadores de escolaridade e acesso ao ensino;
  • Renda: baseada na renda per capita média da população.

A metodologia brasileira adapta os critérios globais à realidade dos municípios e regiões metropolitanas do país, utilizando dados do IBGE e dos censos demográficos.

Norte ainda apresenta desigualdades regionais

Apesar do desempenho da RMB, os dados mostram que a Região Norte ainda enfrenta desafios estruturais importantes em comparação com outras regiões brasileiras.

Questões ligadas à desigualdade social, saneamento básico, mobilidade urbana, informalidade econômica e acesso a serviços públicos continuam impactando os índices de desenvolvimento da Amazônia.

Mesmo assim, o crescimento da RMB evidencia uma tendência de fortalecimento urbano e econômico da região metropolitana paraense, impulsionada pelo aumento das atividades industriais, portuárias, logísticas e de serviços.

O avanço também ocorre em um momento estratégico para Belém, que se prepara para receber a COP 30, ampliando investimentos em infraestrutura urbana, mobilidade, turismo e sustentabilidade.

Comparativo regional do IDHM metropolitano

  • Região Metropolitana de Belém (PA): 0,803
  • Região Metropolitana de Manaus (AM): 0,786
  • Região Metropolitana de Macapá (AP): 0,762

Com o novo resultado, a Região Metropolitana de Belém passa a liderar o ranking de desenvolvimento humano da Região Norte e reforça seu protagonismo econômico e urbano na Amazônia brasileira.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar