O Governo do Pará avança para a fase final das obras da Nova Rua da Marinha, no bairro da Marambaia, em Belém. O projeto prevê o prolongamento e a duplicação da via, formando um novo corredor estratégico de mobilidade urbana ao interligar as avenidas Augusto Montenegro e Centenário.
Com 95% dos serviços executados, a obra deve ser entregue em março, segundo o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral. Ele afirmou que as equipes intensificam os trabalhos mesmo durante o período chuvoso.
“Os trabalhadores estão intensificando os serviços, mesmo no período chuvoso, nessa que é uma obra completa com sinalização, asfalto, calçada, canteiro, ciclovia, paradas de ônibus, iluminação, parque infantil com acessibilidade, espaço pet e academia ao ar livre para a comunidade, além de duas rotatórias. Tudo isso desafoga o trânsito nessa importante região de Belém, garantindo mais qualidade de vida às pessoas”, destacou o secretário.
Rotatória sobre o Canal São Joaquim
Atualmente, os serviços estão concentrados na finalização da rotatória sobre o Canal São Joaquim, nas proximidades da Avenida Centenário. A área passa por reforço estrutural com estaqueamento, técnica que consiste na colocação de estacas no solo para estabilizar a fundação e evitar danos futuros.
Segundo o secretário, a rotatória é fundamental para garantir a ligação da via sem interferir no fluxo das águas que drenam regiões como Benguí e Mangueirão.
Novo eixo viário
Com quase 3,4 quilômetros de extensão, a Nova Rua da Marinha já apresenta funcionalidade no trecho entre a Avenida Augusto Montenegro e a rotatória da Avenida Rodolfo Chermont, onde o trânsito flui normalmente.
A via passou a contar com duas pistas de mão dupla, cada uma com três faixas, além de canteiro central com o plantio de cerca de 260 árvores, ciclofaixa, novas redes de drenagem e calçadas adaptadas às normas de acessibilidade.
Morador de Ananindeua, o assistente administrativo Marcos Amorim utiliza a via diariamente para se deslocar ao centro de Belém e afirma que já percebe melhorias no trânsito.
“Essa é a minha rota diária de carro e melhorou bastante. Hoje está muito melhor, pistas largas, já dá pra sentir a diferença no tempo do deslocamento. Com certeza é menos estresse com engarrafamento”, relatou.



