A 14 dias do início da COP30, o Google atualizou nesta segunda-feira (27) as imagens do Maps em Belém, capital do Pará, sede da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. As novidades incluem imagens de satélite em alta resolução, novas rotas no Street View e mapeamento interno do Parque da Cidade, principal espaço do evento.
A atualização visa facilitar a navegação de moradores e visitantes que estarão na cidade durante a COP30, prevista para reunir mais de 50 mil pessoas de 162 países. De acordo com o Google, foram atualizados mais de 420 quilômetros de ruas no Street View, além da total renovação das imagens de satélite na Região Metropolitana de Belém.
Parque da Cidade ganha mapa interno
O Parque da Cidade agora aparece no aplicativo com mapa interno detalhado, resultado de uma parceria entre o Google e a Secretaria Extraordinária para a COP30 (SECOP), do governo federal. O novo mapeamento inclui pontos de interesse, salas de reunião, banheiros, acessos principais e rotas internas para pedestres.
A empresa também destacou que a nova Ponte Icoaraci/Outeiro, recém-inaugurada e considerada uma das obras mais importantes de mobilidade da COP30, já aparece totalmente funcional no mapa.
“Nosso trabalho em Belém incluiu informações críticas e dinâmicas, como trânsito, transporte e localização da infraestrutura, em colaboração com este que é um megaevento global”, afirmou o gerente de parcerias do Google Maps na América Latina, João Frigatto.
Rotas sustentáveis e transporte público em tempo real
Outra novidade anunciada é a integração de informações em tempo real do transporte público de Belém, fruto de uma parceria com a Bus2 e a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob). Agora, o aplicativo exibe linhas, horários, tarifas e rotas de ônibus da cidade.
Além disso, o Maps passou a oferecer rotas sustentáveis, que priorizam trajetos com menor consumo de combustível. Para ativar o recurso, basta acessar as configurações do aplicativo, selecionar “Navegação” e ativar a opção “Preferir trajetos econômicos”.



