EDUCAÇÃO

Indígenas e professores invadem sede da Secretaria de Educação do Pará em protesto contra extinção do SOME

Na manhã desta terça-feira (14), um grupo de indígenas, acompanhado de professores, invadiu o prédio da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC), localizado na Avenida Augusto Montenegro, em Belém. O protesto foi motivado pela decisão do governo estadual de extinguir gradualmente o Sistema Modular de Ensino (SOME), que há décadas oferece educação no interior do estado.

Em um vídeo gravado dentro da Secretaria, um líder indígena conversou com a Polícia Militar, afirmando que, embora a manifestação envolvesse a invasão do prédio, a ação era pacífica e tinha como objetivo estabelecer um diálogo com a Secretária de Educação para discutir as reivindicações do grupo.

Durante o protesto, outro indígena pediu à polícia que evitasse o uso de força excessiva, fazendo uma referência ao recente confronto entre manifestantes e autoridades durante o protesto dos professores na frente da Assembleia Legislativa do Estado (ALEPA).

O Sistema Modular de Ensino, implementado nos anos 1980, foi uma solução para levar a educação regular ao ensino médio nas comunidades remotas do Pará, com professores viajando para diversas localidades e ministrando aulas de forma itinerante. O sistema foi regulado por lei em 2014 pela ALEPA, garantindo maior segurança para as comunidades escolares e os educadores.

No entanto, o governo estadual considera que o modelo atual de ensino presencial, especialmente nas áreas mais distantes, é financeiramente insustentável. Em seu lugar, o governo propõe a criação de uma central de mídia para a transmissão de aulas remotas, o que tem gerado forte oposição entre os educadores e as comunidades indígenas.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar