NACIONALNOTÍCIASParáREGIONAL

Fafá de Belém tem obra reconhecida como patrimônio cultural e imaterial do Pará

Projeto aprovado por unanimidade na Alepa homenageia a cantora e sua contribuição à cultura paraense e brasileira.

A Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) aprovou, nesta terça-feira (17), o projeto de lei que reconhece a obra musical de Fafá de Belém como patrimônio cultural e imaterial do Estado do Pará. O projeto foi aprovado por unanimidade e agora segue para a sanção do governador do estado.

Maria de Fátima Palha de Figueiredo, mais conhecida como Fafá de Belém, é uma das vozes mais icônicas da música popular brasileira. Ao longo de sua carreira, que se estende por décadas, Fafá tem encantado gerações com sua versatilidade musical, indo da MPB ao fado português e celebrando as raízes regionais paraenses. Ela tem em seu repertório clássicos como as canções de Paulo André e Ruy Barata, além do brega, estilo que lhe rendeu dois Prêmios da Música Brasileira.

Carreira marcada por sucesso e diversidade

Com mais de 30 álbuns gravados e 15 milhões de cópias vendidas, Fafá de Belém é uma das maiores representantes da música brasileira no cenário nacional e internacional. Em 2024, sua trajetória foi celebrada no Carnaval de São Paulo, sendo tema do enredo da escola de samba Casa Verde, com o título “Fafá, a cabocla mística em rituais da floresta”. Além de sua carreira musical, Fafá também teve passagens pela televisão, atuando em novelas e como apresentadora.

A deputada Lívia Duarte (PSOL), autora do projeto de lei, destacou a importância do reconhecimento de Fafá para a preservação da cultura local. “Uma parte do nosso futuro só será contada se nós contarmos a nossa história presente. Fafá é a voz que nos remete imediatamente ao Círio de Nazaré, ao ‘Vermelhão’ e até mesmo à infância. É uma emoção muito grande reconhecer a Fafá, em sua infinita grandeza”, afirmou a parlamentar.

Uma artista que simboliza o Pará

Além de ser uma das principais vozes do Círio de Nazaré, onde sua interpretação de “Vermelho” tornou-se um hino, Fafá de Belém é símbolo da cultura e da identidade paraense. O reconhecimento de sua obra como patrimônio cultural e imaterial reflete a imensa contribuição que a artista deu para a música e para a representação da cultura do Norte do Brasil.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar