Há dois anos, comerciantes da Praia Grande de Outeiro, especificamente na área do Estacionamento, enfrentam transtornos diários devido a uma obra inconclusa da Prefeitura de Belém. O projeto, inicialmente planejado como uma melhoria para a praia, transformou-se em um pesadelo contínuo, afetando não apenas os frequentadores, mas também os comerciantes que dependem do fluxo de clientes para sua subsistência.
Os comerciantes relatam uma significativa queda no movimento, agravada pelas dificuldades de acesso e pela desordem causada pela obra. “A gente está perdendo muito cliente por causa dessa obra. As pessoas não querem vir aqui porque o lugar está todo bagunçado e difícil de acessar”, desabafa um comerciante local, destacando a frustração compartilhada por muitos outros.
A situação se torna ainda mais desesperadora diante da falta de comunicação por parte da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), responsável pela obra. Apesar dos constantes pedidos de informações e soluções por parte dos comerciantes e da comunidade, a Sesan não se manifesta sobre a continuidade da obra ou fornece uma previsão de término, gerando ainda mais frustração e indignação entre os moradores e comerciantes da Praia Grande de Outeiro.
A incerteza em relação à conclusão das obras tem levado muitos comerciantes a temerem pelo futuro de seus negócios. Sem uma solução à vista, alguns consideram fechar as portas definitivamente. Os moradores, que também depende do turismo e do movimento na praia, vê-se prejudicada pela falta de uma área adequada e segura para receber banhistas e visitantes.