NACIONALNOTÍCIASPOLÍTICA

Julgamento de Bolsonaro divide opiniões no Brasil, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Genial/Quaest e divulgada nesta quinta-feira (22) mostra que o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está dividindo opiniões entre os brasileiros.

De acordo com o levantamento, 47% dos entrevistados defendem que Bolsonaro fique inelegível, enquanto 43% são contrários a essa medida. Outros 10% dos entrevistados não souberam responder. Considerando a margem de erro de 2,2 pontos percentuais, os índices indicam um empate técnico.

Entre aqueles que votaram no presidente Luiz Inácio Lula da Silva no segundo turno das eleições, 80% acreditam que Bolsonaro deve ser considerado inelegível, enquanto 12% discordam dessa condenação. Outros 8% não souberam responder.

Já entre os eleitores que votaram em Bolsonaro no segundo turno das eleições de 2022, 13% concordam que o TSE deve condená-lo, enquanto 82% são contrários a essa decisão. A pesquisa também aponta que 6% dos entrevistados não souberam responder. É importante ressaltar que a soma das porcentagens pode ultrapassar 100%.

Em relação aos possíveis sucessores de Bolsonaro, caso ele seja considerado inelegível, 21% dos entrevistados acreditam que ele deveria apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, na disputa pela Presidência em 2026. Outros nomes citados como possíveis sucessores são Michelle Bolsonaro, esposa de Bolsonaro, com 15% de apoio; o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, com 11%; e o senador Flávio Bolsonaro, com 4%. A pesquisa revela ainda que 27% dos brasileiros não apoiam nenhum desses nomes, enquanto 1% apoia algum deles. Um total de 21% dos entrevistados não soube responder.

A pesquisa foi realizada por meio de 2.029 entrevistas presenciais entre os dias 15 e 18 de junho, com uma margem de erro de 2,2 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar