Abandonado e fechado desde 2020, Cine Olympia completa 111 anos
O Cine Olympia, localizado em Belém, completa nesta segunda-feira, 24, 111 anos de existência, mas infelizmente está abandonado e fechado desde 2020. Este é o período mais longo que o cinema já esteve fechado em toda a sua história, o que tem gerado grande preocupação por parte dos amantes da sétima arte e defensores do patrimônio histórico e cultural da cidade.
Até o momento, a Prefeitura de Belém não se manifestou oficialmente sobre qual será o destino do Cine Olympia, que é considerado o cinema mais antigo do Brasil em funcionamento. A falta de posicionamento por parte do poder público tem gerado muita insatisfação por parte da população, que teme que o espaço seja perdido para sempre.
No entanto, nesta segunda-feira, a prefeitura informou que celebrou uma suposta assinatura de um documento formalizando uma parceria com Instituto Cultural Vale para a reforma do cinema. Ainda não há informações concretas sobre como será essa reforma, nem prazos para que ela aconteça. Além disso, a prefeitura não divulgou fotos ou imagens da suposta reunião que celebrou a parceria, o que tem gerado dúvidas e desconfianças por parte da população.
Vale lembrar que anos atrás, a militância do atual prefeito Edmilson Rodrigues (PSOL) pressionou para que o espaço não fosse fechado para sempre, mas agora a mesma militância se cala diante do fechamento prolongado do espaço. Isso tem gerado críticas por parte da população, que cobra um posicionamento mais firme por parte do poder público em relação à preservação do patrimônio histórico e cultural de Belém.
O Cine Olympia é um patrimônio histórico e cultural de Belém e do Brasil, e sua preservação é de extrema importância para a cidade e para o país. Espera-se que a parceria firmada entre a prefeitura e o Instituto Cultural Vale seja concretizada de fato e que o cinema seja reformado e reaberto para o público o mais breve possível.



