O Ministério das Relações Exteriores (MRE) abriu nesta quinta-feira, 25, a exposição “Um coração ardoroso: vida e legado de D. Pedro I”. O evento faz parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil e permitirá que o público veja o coração do imperador, que está conservado em cápsula de vidro, que veio de Portugal.
Emprestado pelo governo português para ser exposto durante as comemorações, o órgão do primeiro imperador brasileiro foi trazido de Portugal a bordo de um jato executivo da Força Aérea Brasileira (FAB) e chegou a Brasília na segunda-feira, dia 22.
No Palácio do Itamaraty, o coração está na sala Santiago Dantas, climatizada para servir de exposição e cripta.
Exposição – partir desta quinta-feira, 25, até 5 de setembro (segunda-feira), o local será aberto a visitas agendadas de estudantes das escolas do Distrito Federal e, nos fins de semana, a visitação será aberta ao público em geral.
Os horários de visitação e as regras que devem ser seguidas pelo público podem ser acessadas no site do Itamaraty
Na terça-feira, dia 23, , o presidente Jair Bolsonaro (PL) participou da cerimônia de chegada do coração de Dom Pedro I. O órgão foi levado pela rampa do Palácio do Planalto, recebido por Bolsonaro e pela primeira-dama, Michelle Bolsonaro.
Fonte: Agência Brasil