O estado do Pará poderá ser incluído na região conhecida como MAPITOBA, que abrange atualmente partes dos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia, conhecida por ser a grande última fronteira agrícola do Brasil.
O projeto já está no congresso nacional e após pedido formalizado pelo deputado federal Joaquim Passarinho (PSD-PA), apresentado em audiência pública com várias lideranças políticas e sociais da região, construiu-se o entendimento da necessidade da inclusão de parte da região no Estado do Pará, o que justifica a mudança da sigla da região geoeconômica para MAPATOPIBA — compreendendo os Estados do Maranhão, Pará, Tocantins, Piauí e Bahia.
Toda a região paraense que faz fronteira territorial e agrícola com os estados do Maranhão e Tocantins deverão fazer parte parte do complexo geoconômico, com isso acrescenta-se uma área de 732 mil km² e que abrange 39 municípios paraenses
De acordo com autor do projeto de lei, deputado Pastor Gil (PL-MA),espera-se se aumento elevado da produção de grãos e da área plantada no Matopiba, para cerca de 32,7 milhões de toneladas de grãos na safra 2029/30, numa área plantada de 8,8 milhões de hectares. A seu ver, todo esse crescimento exigirá vultosos investimentos em infraestrutura e pesquisa, o que poderá ser proporcionado pela criação do Complexo Geoeconômico e Social do Matopiba.
O deputado Joaquim Passarinho, vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, comemorou a decisão que “vai gerar milhares de empregos”. “Em pouco tempo, a região na faixa do Pará, será uma das mais ricas do país”, profetizou.