Enquanto Edmilson solta tartarugas, ruas de Belém são tomadas por buracos

Dificilmente você encontra alguma rua de Belém com asfalto “lisinho” e bem colocado, sem a presença de remendos ou ondulações. Vias assim em Belém são casos raros, quase em extinção.
Enquanto Edmilson Rodrigues solta tartarugas, porque parece que não existem obras municipais para mostrar, e sem o básico para fazer, Belém vai padecendo com suas ruas tomadas pela buraqueira. O prefeito simplesmente esqueceu de ser prefeito.
O sistema viária da cidade está envelhecido e ultrapassado. Uma olhadinha no site da Agência Belém nesses seis meses de gestão do prefeito Edmilson Rodrigues não há nenhuma notícia de asfaltamento de vias pela cidade. No twitter, a secretária de saneamento, Ivanise Gasparim, gaba-se postando imagens de remendo de asfaltos pelas ruas da cidade. Só isso.
Além da negligência do poder público municipal, a cidade sofre também com as obras de renovação da rede distribuidora de água tocada pela COSANPA. No entanto, sem planejamento e articulação com a prefeitura, os buracos deixados pela obra vão se multiplicando pelas ruas da cidade constituindo transtorno para população.
Com isso também vão surgindo notícias de veículos e pessoas que caem nesses buracos. Um transtorno que nem na idade média se encontrava. Só quem pode comemorar nesse cenário caótico são as oficinas mecânicas, que faturam consertando pneus estourados e suspensão.

No final do mês passado um carro atolou em um buraco cheio de lama na Travessa Barão do Triunfo, entre a Avenida Pedro Miranda e Rua Antônio Everdosa, no bairro da Pedreira.
O motorista recebeu ajuda de populares para tirar o carro do atoleiro, mas teve um prejuízo grande. Segundo informações, a própria população teria ajudado a sinalizar o local após a queda do veículo.

Quem pensa que isso está restrito aos bairros da periferia, está enganado. O problema também acontece nos bairros ditos nobres.
No bairro da Pedreira, uma cratera na esquina da Marquês de Herval com Lomas Valentina tem atormentado motoristas e ciclistas que passam diariamente por ali. Foi colocado um aterro meia boca, nem é preciso ser especialista que logo logo um novo buraco irá abrir devido ao alto tráfego de veículos no local.


Em Outeiro, a Rua 16 de Novembro, antiga Rua Tucumaeira é uma das principais vias que interliga os Bairros de São João e Água Boa, e também é uma das vias mais abandonadas pela gestão pública municipal que deixou pela metade a Operação Tapa-Buracos. A obra iniciada em 16 de junho fez o trecho entre a Rua Paulo Costa e a Rua das Mangueiras e deixou pela metade não concluindo até a Rua Manoel Barata. Para evitar acidentes moradores estão sinalizando os perímetros críticos com madeira.

Como diz aquele velho ditado: “Nada é tão ruim que não possa piorar”.



