NACIONALNOTÍCIAS

Polícia Federal vai abrir concurso para 1.500 vagas, com provas em março de 2021

A Polícia Federal (PF) irá lançar muito em breve mais um concurso. O edital de abertura está previsto para este mês de janeiro, com provas para março próximo. Serão 1.500 vagas para provimento nos cargos: delegado (123), escrivão (400), papiloscopista (84) e agente (893). Outra 500 vagas serão para cadastro de reserva. Os salários variam de R$ 12.522,50 a R$ 23.692,74.

A diretora de Gestão de Pessoal da corporação, delegada Cecília Silva Franco, concedeu uma entrevista ao site Metrópoles e contou diversos detalhes da nova seleção: relação de vagas, nomeações, edital, aplicação das provas e muito mais. Clique aqui e saiba tudo sobre o concurso PF – Polícia Federal.

De acordo com ela, 2.000 nomeações estão previstas. Os 1.500 serão chamados para ingressar na Academia Nacional de Polícia em agosto com previsão de provimento na ocupação em dezembro de 2021. Já os excedentes poderão ser convocados para o Curso de Formação já no primeiro semestre de 2022. “Ao final do processo, a Polícia Federal irá ter o maior efetivo de sua história com mais de 12 mil policiais”, indicou.

Concurso – Cecília afirmou que para quem está estudando e se preparando para o concurso PF, não haverá surpresas comparando aos certames realizados anteriormente. A delegada sinalizou ainda sobre como está o andamento do pedido para a aplicação das provas no período de dois meses após a publicação do edital. “Ainda não obtivemos uma resposta formal, mas já sinalizaram de forma positiva para a nossa demanda”, pontuou.

Não terá inglês – Nos últimos meses foram divulgadas notícias que diziam sobre a possível inclusão de inglês no edital da Polícia Federal. Ao ser questionada, Franco respondeu que “não há qualquer possibilidade de incluir a disciplina no conteúdo programático. O formato e o nível de prova alcançado atualmente são considerados adequados e atende às necessidades da instituição”, concluiu.

A delegada afirmou que todas as medidas de prevenção do novo coronavírus (Covid-19) serão tomadas na aplicação das provas objetiva e discursiva.

O organizador, Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, contratado no fim do ano de 2020, deverá se preocupar no planejamento relacionado à biossegurança dos candidatos. “Isso estava previsto no projeto básico, no contrato entre as partes. A banca tem de tomar todas as providências, de acordo com a legislação vigente. Isso inclui o número reduzido de alunos em sala de aula, o distanciamento social e outras medidas”.

Cecília Franco afirmou que as tratativas relacionadas ao pedido do concurso público para a carreira administrativa deverão ser retomadas ainda neste ano e a solicitação será reiterada até maio de 2021. “É preciso repor o pessoal nessa carreira”, disse. De acordo com ela, a cada dia que passa “alguém se aposenta ou sai”.

O pedido feito em 2020 contempla 508 vagas para provimento em diversas ocupações nas mais diversas áreas: saúde, educação, administrativa, comunicação e outras.

Confira abaixo:

Agente Administrativo – 349 vagas
Técnico em assuntos educacionais – 13 vagas
Técnico em Comunicação Social – 3 vagas
Médico – 65 vagas
Administrador – 21 vagas
Odontólogo – 11 vagas
Assistente Social – 10 vagas
Contador – 9 vagas
Arquivista – 8 vagas
Psicólogo – 5 vagas
Estatístico – 4 vagas
Economista – 3 vagas
Enfermeiro – 3 vagas
Engenheiro – 1 vaga
Farmacêutico – 1 vaga
Nutricionista – 1 vaga
Bibliotecário – 1 vaga

Fonte: Metrópoles

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar