REGIONAL

Solar da Beira é reinaugurado com exposição de objetos de mais de um século encontrados na obra

O Solar da Beira, componente do patrimônio histórico de Belém, foi reinaugurado após mais de um ano de reforma. A cerimônia ocorreu no início da noite de terça-feira, 10, com a exposição de parte de objetos encontrados durante as escavações para a construção da cisterna e da estação de tratamento de esgoto da obra. O material remonta ao século 20.

Dentre os vestígios descobertos estão fragmentos de louça, porcelanas, garrafas de vidro e de barro, talheres, latas, moedas e outros objetos metálicos como ferraduras e rodas. Duas especialistas nas áreas de arqueologia e museologia acompanharam as escavações e catalogação dos objetos.  

O serviço incluiu restauro da fachada, mantendo traços, detalhes arquitetônicos e pinturas originais, definidas por um trabalho de pesquisa. Os tijolos maciços das paredes passaram por uma limpeza especial e receberam pintura e impermeabilização, assim como peças de madeira do assoalho e a cobertura, que passaram por tratamento especial para evitar insetos e fungos.   

Os ladrilhos coloridos do piso do salão e do mezanino foram restaurados, com reconstituição e pintura manual. A cobertura teve renovação das telhas e do forro, além da implantação de manta antitérmica e protetora. As grandes janelas e portas foram todas recuperadas. A escadaria e demais estruturas metálicas receberam tratamento anti-ferrugem e pintura.   

Os banheiros masculino e feminino, que funcionam como sanitários públicos, também foram completamente reformados e passaram a contar com acessibilidade. A reforma contempla ainda o quiosque em alvenaria que fica ao lado do casarão, em frente ao setor das ervas. Ele foi todo restaurado e também já recebeu pintura.   

Além do trabalho de reforma e restauro, o espaço recebeu novas instalações elétricas e hidrossanitárias, implantação de drenagem, sistema acústico, climatização, lógica e sistema de combate a incêndio. O espaço ganhou também plataforma de elevação para garantir a acessibilidade ao andar de cima.   A obra da Prefeitura de Belém iniciou em março de 2019 e foi executada pela Construtora Maguen, com valor de cerca de R$ 2,9 milhões.  

Fonte Comus

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar