DENÚNCIANOTÍCIAS

Tentativa de Helder Barbalho de impor “lei da mordaça” é notícia no site O Antagonista

O site O Antagonista publicou neste sábado, 9, no início da tarde, uma notícia mostrando a malfada tentativa do governador do Pará, Helder Barbalho, de impor a censura à imprensa local e aos cidadãos paraenses.

A Lei 9.051 versava sobre qualquer manifestação contrária à atual gestão estadual poderia ser considerada crime e punida com multa. A lei chegou até a ser publicada no Diário Oficial do Estado, mas foi “revogada”.

A tentativa de censura ganhou as manchetes locais no Pará e também fora do Estado. Veja a matéria publicada pelo site o Antagonista.

Link da reportagem, aqui: https://www.oantagonista.com/brasil/helder-barbalho-e-a-nova-tentativa-de-censurar-a-internet-no-para/

Texto da reportagem:

Helder Barbalho e a nova tentativa de censurar a internet no Pará

O governador do Pará, Helder Barbalho, sancionou e logo depois revogou uma lei que censura informações envolvendo autoridades.

A lei proibia a “criação, a divulgação e o compartilhamento de informações e arquivos pela internet ou aplicativos de celular “sem a devida comprovação do conteúdo” e que tivessem como objetivo a desinformação”, “causar constrangimentos” ou “manchar a honra pessoal de autoridade”.

Fabio Leite, na Crusoé, conta que a lei revogada não foi a primeira tentativa do governador de censurar críticos do governo.

Em abril, a Polícia Civil do Pará fez uma busca e apreensão na casa de blogueiros acusados de propagar fake news. (NOTA DA REDAÇÃO: sendo uma dessas busca e apreensão na casa de Eduardo Sarmento Cunha, responsável pelo site Pará Web News).

Os blogueiros negam a prática e acusam o governador de perseguição política por denunciar a situação precária do sistema de saúde do estado e o atendimento precário aos pacientes infectados pelo novo coronavírus.

Há também a suspeita de superfaturamento em contratos emergenciais. Nesta semana, o governo admitiu que os 152 respiradores importados da China por R$ 50 milhões estavam com defeito.

Fonte: site O Antagonista

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar