CORONA VÍRUS

Pará é o sétimo estado menos transparente na divulgação de contratos durante a pandemia

Pará é o sétimo estado do país menos transparente na divulgação de contratos emergenciais feitos durante a pandemia de Covid-19. A informação, divulgada na terça-feira, 1º, faz parte de um ranking elaborado pela Transparência Internacional. A coleta de dados para o estudo foi realizada entre os dias 24 e 31 de agosto.

Segundo o levantamento, o Pará ocupa a 21ª posição no ranking que analisa todos os 26 estados do Brasil, mais o Distrito Federal. O Pará obteve 72 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100, o que é considerado BOM. Os estados mais transparentes são aqueles que mais se aproximam da nota máxima.

O estudo da Transparência Internacional também analisa as 26 capitais brasileiras. No ranking divulgado nesta terça, Belém ocupava a 20º posição, entre as 26 capitais do país. De acordo com o levantamento, Belém obteve 78 pontos.

Ranking – O ranking avalia se estados e municípios proveem acesso fácil aos dados de contratação por meio dos portais governamentais. O ranking procura mensurar os esforços que a população deve ter para acessar essas contratações. Os estados que obtiveram 100 pontos são Alagoas, Ceará, Espírito Santo e Rondônia.

Para isso são levados em consideração: formatos da página, acesso aos dados em diversas plataformas e computadores, detalhamento das informações, meios disponíveis para alcançar os dados, e canais de denúncias.

Fonte: G1 Pará

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar