Prefeitura de Belém cria anexos às UPAs para realização de triagem
A estratégia da rede municipal de saúde de Belém, para prevenir contaminações relacionadas ao novo Coronavírus já pode ser conferida nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da Sacramenta e de Icoaraci, no qual a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), montou estruturas anexas aos prédios com o objetivo de realizar o processo de triagem, seguido de identificação do quadro clínico dos pacientes, para prevenir possíveis contaminações relacionadas à Covid-19.
De acordo com informações da direção da UPA da Sacramenta, o serviço médico, localizado na área do estacionamento, iniciou desde o dia 5, e em 24 horas contabilizou cerca de 60 consultas. A estrutura foi montada ao lado da Unidade e é destinada ao atendimento dos pacientes leves. “A intenção é de identificar pessoas com quadros moderado e grave, pois esses são encaminhados ao atendimento no prédio da UPA”, explica a diretora e enfermeira Edna Santos.
“A estratégia é separar os que são leves dos moderados e graves, uma ação para que os pacientes não se misturem lá dentro da Unidade. Aqui (estande) a gente vai atender o que for mais simples e liberar mais rápido. É um esforço para separar os que ‘são Covid’ e os que não têm sintomas sugestivos”, destacou a diretora da UPA da Sacramenta. A equipe de atendimento do estande é formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliar administrativo e médicos.
O atendimento da estrutura de triagem, anexa à UPA da Sacramenta, funciona das 7h às 19h, todos os dias da semana. No estande existem dois consultórios e um espaço para triagem e classificação de risco.
A funcionária pública Regina Valente, 50, é prova viva da importância do atendimento da UPA e da triagem. Ela falou emocionada da importância do atendimento, pois passou momentos difíceis com falta de ar e suspeita de contágio do vírus. “Passei três dias bem difíceis, pensei que não iria sobreviver. Mas fui muito bem atendida aqui. Toda a minha gratidão à equipe da UPA da Sacramenta”, relatou a senhora no pátio da Unidade, enquanto aguardava o atendimento do cunhado.
Ampliação – A estratégia de prevenção do contágio durante o atendimento de urgência e emergência, reforçado pelo serviço clínico oferecido em estandes na área externa das UPAs, chegou ao distrito de Icoaraci na manhã de ontem. Localizada no bairro Parque Guajará, com acesso às margens da avenida Augusto Montenegro, a UPA iniciou o atendimento de triagem. Nesta quinta-feira, 7, está prevista a abertura do estande anexo à UPA da Marambaia.
Fonte Agência Belém