DENÚNCIA

Pará é o segundo estado que tem mais beneficiários do Bolsa Família que trabalhadores com carteira assinada

Um levantamento feito pelo portal Poder360 mostra que o Pará é o segundo estado brasileiro com mais beneficiários do Bolsa família. A Bahia lidera. O estado paraense fica a frente de estados como Maranhão e Piauí, estados historicamente associados à pobreza.

O Pará tem 966 mil beneficiários do Bolsa Família, enquanto que o número de trabalhadores com carteira assinada chega 729 mil. Ao todo, são 10 estados que possuem mais pessoas dependentes de programas sociais, todos do Norte e Nordeste, consideradas as regiões mais pobres do país.

Com uma economia baseada no extrativismo mineral, vegetal e setor público, a falta de dinâmica econômica e a grande informalidade, leva milhares de paraenses a recorrer a programas sociais.

Outros migram para Santa Catarina, São Paulo, Goiás e Paraná em busca de oportunidades no mercado de trabalho, cenário que o Pará não oferece aos seus filhos. A diáspora paraense para outros estados têm aumentado nos últimos anos, o que pode gerar queda demográfica e diminuição de recursos federais, gerando aí mais problemas sociais.

A pandemia é outro fator complicador, a situação só não está pior em função do auxílio emergencial.

A pobreza paraense está cada vez escancarada em nossos olhos. Os números mostram também. Enquanto isso, o governo do estado acha que com gastos públicos pode gerar emprego, desconsiderando a importância da iniciativa privada, de um cenário desburocratizado e com facilidades para abrir e fazer negócios.

Até quando essa visão desenvolvimentista, Pará?

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar