DENÚNCIA

DOL usa perfis fakes elogiando o governador para ilustrar matéria sobre Porto Futuro

Em meio a repercussão da presença do presidente Jair Bolsonaro na inauguração da praça do Porto Futuro, em Belém, Helder Barbalho ficou para escanteio, sendo hostilizado com vaias, gritos e faixas com “fora Helder” durante a cerimônia de inauguração.

Apesar de ter ficado apagado no evento, os meios de comunicação de Helder Barbalho deram a ele o protagonismo da obra. Ou tentaram. O DOL fez uma matéria falando sobre a repercussão da inauguração nas redes sociais. Para ilustrar a tese da matéria, usaram três postagens no Twitter de perfis que usaram a tag “MeuGovqueFez”.

Curiosamente os perfis postados na publicação do DOL foram criados recentemente, com poucos seguidores e com tweets falando apenas sobre o Porto Futuro.

O primeiro perfil, denominado Fernanda, tem apenas 51 postagens, todas falando ou com compartilhamentos de vídeos e imagens sobre Porto Futuro, além de elogios extremos ao governador Helder Barbalho. Reparem quem nem capa o perfil possui.

O segundo perfil também segue a mesma lógica. São 13 tweets todos sobre a inauguração do espaço de lazer e com elogios a Helder.

Esse perfil foi criado em maio passado e logo no início retweetou uma publicação do “Belém Trânsito” sendo o primeiro registro de atividade no seu feed.

Notem que a sequência é bem descontínua. Depois daquele retweet no dia 27 de maio, o perfil volta a postar novamente hoje pela manhã usando em sequência a tag “MeuGovqueFez”.

O outro perfil é de Cassio Pastana, a foto é de um rapaz com jeito de modelo europeu. O perfil foi criando em julho deste ano e tem 11 tweets e 1 seguidor. O modo de agir é a mesma dos outros dois citados.

Analisando outros perfis que usaram a hashtag “MeuGovqueFez” as características são as mesmas dos três exemplos citados aqui tirados da matéria do DOL. Parece ser um trabalho coordenado, feito para gerar engajamento a favor do governador Helder utilizando-se de robôs.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar