Na quinta-feira, 10, a Câmara Municipal de Belém (CMB) aprovou o Projeto de Lei nº 88/2020, que propõe a alteração da altura dos prédios no centro histórico. O chamado gabarito das futuras obras é o tamanho que esses prédios podem alcançar.
O prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho, usou as suas redes sociais e disse que vai vetar o projeto. “Com base em pareceres da Fumbel e Seurb, vetarei este projeto, pois a decisão não tem a revisão do Plano Diretor Urbano do Município, tampouco o debate da sociedade civil”, afirmou.
Veja o vídeo publicado no Twitter do prefeito Zenaldo Coutinho:
O professor Michel Pinho denunciou em seu Twitter: “Dentro dos projetos votados em bloco [pela Câmara Municipal de Belém] também estava o aumento do gabarito do entorno do centro histórico. O absurdo é que o projeto de lei é de 2012 e o mais absurdo ainda, o autor não é mais vereador [de Belém]. A lei aprovada em bloco e sem nenhuma discussão com a sociedade, aumenta o tamanho dos prédios em todo o entorno do centro histórico de Belém. O resultado é catastrófico”.
“[O projeto] autoriza que esses enormes atacadões possam atuar, gerando fluxo de caminhões e engarrafamentos que nada tem haver com a vida dos bairros protegidos. Além do impacto das construções na paisagem que nada dialogam com a Campina e Cidade Velha”.



