AnanindeuaBELÉMNOTÍCIASREGIONAL

Você sabia? Por 15 dias Shopping Castanheira foi de Ananindeua

A indefinição dos limites territoriais entre Belém e Ananindeua sempre traz dor de cabeça tanto para os gestores de ambas as cidades como para os moradores destas regiões. A partir da década de 60, com a construção de conjuntos habitacionais em Ananindeua, o processo de conurbação das manchas urbanas dos dois municípios foi acelerado.

Mas tendo em vista ônus ou benefícios, os limites municipais entre as cidades passaram por algumas mudanças. E justamente, numa área limítrofe, ainda na década de 90, próximo ao local onde havia uma castanheira a margem da BR-316, iniciou-se a construção do que seria o primeiro shopping center do município de Ananindeua, de propriedade do Grupo Líder.

Na época, a imprensa divulgava que o Castanheira Shopping Center concentraria 170 lojas, 17 restaurantes e cafés, 2 cinemas, além de mil vagas de estacionamento, sendo destinado as classes de maior poder aquisitivo, com data prevista para a sua inauguração em 1993.

No entanto, na mesma época, outro shopping center no bairro da Batista Campos estava em construção. Logo, houve uma disputa sadia sobre qual seria o primeiro shopping center do Pará. Por fim, o então Iguatemi (hoje Pátio Belém) saiu vitorioso, sendo inaugurado em outubro de 1993. O Castanheira foi inaugurado em novembro de 1993.

Por ser instalado numa região longe do centro, rodeados por bairros ainda precários em termos de urbanização, havia expectativa da população com relação as mudanças nos vizinhos (Atalaia, Jaderlândia e Una), como melhorias de infraestrutura, esgoto e pavimentação.

Menos de um mês depois da abertura do Castanheira, em 15 dezembro de 1993, a Assembléia Legislativa do Estado do Pará instituiu e sancionou a Lei 5.778, homologada pelo governador Jader Barbalho, que definia os novos limites políticos-administrativos e territoriais entre os municípios de Belém e Ananindeua. O novo traçado entre os municípios foi acordado entre as prefeituras em 2 de outubro de 1991. Assim o primeiro shopping de Ananindeua passou a fazer parte do município de Belém, ficando no limite entre os dois municípios.

Para o jornal O Liberal (1994), com a redefinição dos limites Belém perdeu 21.790 milhões de m² de seu patrimônio público, resultante do acordo político entre o prefeito de Belém Augusto Rezende e o prefeito de Ananindeua Fernando Corrêa, com suas respectivas Câmaras municipais. O acordo desrespeitou a Constituição Federal por não realizar consulta prévia a população dos dois municípios, afirmava o advogado Paraguassu Éleres em entrevista ao jornal.

Desta forma, por 15 dias o Castanheira Shopping Center foi o primeiro shopping do município de Ananindeua. Somente em 2017, 24 anos depois, Ananindeua ganharia um shopping genuinamente seu, o Metrópole, próximo ao Viaduto do Coqueiro, a menos de 4 km do Castanheira.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar