BELÉMCOP30FAKE NEWSNOTÍCIASPará

Vídeo que associa trajeto de empresária à COP30 em Belém é falso e foi gravado na Geórgia

Gravação que circula nas redes sociais com críticas às hospedagens para o evento da ONU não foi feita no Brasil. Imagens são de Tiblisi, capital da Geórgia.

Um vídeo que viralizou nas redes sociais no início de agosto, atribuído ao trajeto de uma empresária até uma hospedagem de luxo durante a COP30, em Belém (PA), é falso. As imagens foram gravadas em Tiblisi, capital da Geórgia, país localizado no leste europeu.

O conteúdo foi publicado na última sexta-feira (1º) na plataforma X (antigo Twitter), com a legenda: “Empresária que viria ao Brasil para a COP30, faz vídeo para mostrar o caminho que teria que percorrer para chegar à acomodação de 300.000 reais por semana”. A postagem superou 2,3 milhões de visualizações.

No vídeo, uma mulher de blazer preto e salto alto caminha por uma via estreita, cercada por casas sem acabamento externo, com fiação e encanamento aparentes. Ao fundo, aparece uma muralha com uma torre no topo — estrutura que levou especialistas em checagem de fatos a identificar o local como a Fortaleza de Naricala, ponto turístico em Tiblisi. No mesmo local, está a igreja de São Nicolau, cuja torre é visível na gravação.

A informação foi verificada pela equipe do Fato ou Fake, do site G1, que utilizou a ferramenta InVid para dividir o vídeo em vários frames (imagens estáticas) e, em seguida, realizou buscas reversas com o Google Lens. As investigações levaram ao vídeo original, publicado no TikTok em 6 de maio deste ano. Nos comentários da publicação, usuários já citavam a Geórgia como o local da gravação.

Além disso, a Prefeitura de Belém, consultada por e-mail, confirmou que as imagens não foram registradas na cidade.

A publicação circula em meio a discussões sobre o valor e a disponibilidade de hospedagem em Belém para a COP30, evento climático da ONU marcado para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro. Estão previstas cerca de 45 mil pessoas na cidade durante a conferência, enquanto Belém conta, atualmente, com cerca de 18 mil leitos de hotel.

Na última semana, o Escritório de Mudanças Climáticas da ONU realizou uma reunião emergencial para tratar dos preços elevados de hospedagem. Representantes de seis países, incluindo nações europeias, relataram dificuldade para garantir acomodações, e alguns governos já consideram reduzir o número de participantes enviados à conferência.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar