Belém (PA) – O deputado estadual Thiago Araújo (Cidadania) protocolou na manhã desta segunda-feira, 5, na Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), o pedido de impeachment contra o governador do Pará, Helder Barbalho. No documento, o parlamentar também pede o afastamento dos secretários de Educação (Elieth de Fátima da Silva Braga), Transporte (Pádua Andrade) e Justiça e Direitos Humanos (ex-delegado geral Alberto Teixeira). A cúpula do governo do estado é investigada pela Polícia Federal no esquema de corrupção que desviou quase R$1,3 bilhão da saúde.
Veja o vídeo no perfil do Instagram do deputado Thiago Araújo:
Segundo Thiago Araújo, a decisão do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Francisco Falcão é clara ao descrever as fraudes ocorridas no âmbito do Governo do Pará. “É fundamental o afastamento do governador e seus secretários para que sejam apuradas essas denúncias”, enfatiza.
Operação SOS – Helder Barbalho e outros integrantes do governo, além de operadores de financeiros, foram alvo da operação S.O.S, deflagrada no último dia 29, pela Polícia Federal. A ação investiga uma organização criminosa dedicada à contratação de Organizações Sociais (OS) para gestão de hospitais públicos do Pará, dentre eles os hospitais de campanha montados para enfrentamento da pandemia do coronavírus.
O ministro Francisco Falcão, do STJ, disse que a atuação do governador do Pará, se mostrou essencial para o sucesso da “empreitada criminosa” envolvendo as organizações sociais na área da saúde no estado.
Corrupção no Pará – No despacho que autorizou a Operação SOS, sobre desvios na saúde do Pará, Francisco Falcão disse ainda que o esquema de corrupção no governo tem “caráter sistêmico”.
Ele citou relatórios da PF que indicam que os desvios no estado envolveram “ao menos quatro secretarias”: Saúde, Educação, Transportes e Desenvolvimento Econômico, além da Casa Civil.