A Vibra, principal distribuidora de combustíveis do Brasil, celebra a conclusão de um investimento de cerca de R$ 90 milhões na expansão de sua base no Porto de Belém. Com um aumento de quase 60% em sua capacidade estática, atingindo 76 mil metros cúbicos, a empresa visa aprimorar eficiência e reduzir custos para atender a crescente demanda na região centro-norte do país.
Marcelo Bragança, Vice-Presidente Executivo de Operações, Logística e Sourcing da Vibra, destaca a importância estratégica da nova base. Com a construção de sete tanques adicionais para armazenar diversos produtos, incluindo gasolina, etanol, óleo combustível e querosene de aviação, a Vibra fortalece sua presença no “core business” da empresa e contribui para a segurança no abastecimento de combustíveis na macrorregião do Pará.
A operação da nova base, iniciada recentemente, permite à Vibra receber lotes maiores de produtos, principalmente gasolina e diesel, por meio de cabotagem e navios importados. Bragança ressalta a consolidação da rota de escoamento de etanol pelo Arco Norte, conectando o Mato Grosso a Belém e facilitando o transporte por barcaças.
A expansão da tancagem também abre portas para o mercado de diesel marítimo, atendendo às embarcações que transitam pelas bacias da região. O investimento em Belém faz parte de um plano estratégico mais amplo da Vibra, focado na reforço da infraestrutura e na liderança de mercado, especialmente nas regiões com maior crescimento, como aquelas vinculadas ao setor agropecuário.
A base no Porto de Belém está intimamente ligada a outra base em Santarém, em construção e com previsão de entrega para meados do ano. Juntos, esses ativos reforçam a infraestrutura da Vibra, integrando-se à cadeia logística do “Arco Logístico Norte” do transporte de grãos e atendendo à crescente demanda por diesel no setor agrícola das regiões Norte e Centro-Oeste.