BELÉMNOTÍCIAS

Vereadores da capital paraense visitam instalações da empresa que vai operar coleta de resíduos sólidos, em Belém

Uma delegação composta por vereadores de Belém viajou à cidade do Rio de Janeiro, para visitar as instalações da empresa Ciclus Ambiental, nesta sexta-feira (16), marcando um momento crucial para a capital paraense. A empresa integra o mesmo grupo da Ciclus Amazônia, que irá executar um papel fundamental na gestão da limpeza, varrição, coleta, transporte, tratamento e disposição final de resíduos sólidos em Belém.

O foco principal é a análise in loco do funcionamento da Estação de Transferência de Resíduos (ETRs). No âmbito logístico, as ETRs desempenham um papel crucial na operação, facilitando o recebimento e a transferência eficiente de resíduos. Estas unidades possibilitam a transição dos resíduos para veículos de maior capacidade, melhorando as condições de tráfego nas vias públicas e reduzindo a emissão de poluentes.

Durante a visita, a comitiva também conheceu o Centro de Tratamento de Resíduos (CTR), que opera um aterro sanitário bioenergético em conformidade com os padrões ambientais. O CTR recebe diariamente cerca de 10 mil toneladas de resíduos sólidos provenientes de diversas cidades, incluindo Rio de Janeiro, Seropédica, Itaguaí, Mangaratiba, São João de Meriti, Piraí e Miguel Pereira.

Vale destacar que, em Belém, a Ciclus Amazônia, vencedora da Parceria Público-Privada (PPP), iniciará suas operações em até 90 dias, assumindo a responsabilidade pela gestão completa dos resíduos sólidos na capital paraense.

De acordo com o vereador Emerson Sampaio, a empresa tem capacidade para prestar um bom serviço à cidade de Belém. “Durante a visita percebemos que a empresa tem capacidade de nos atender bem. Hoje, eles operam no Rio de Janeiro, recolhendo em média dez mil toneladas de lixo por dia. Em Belém, nós vamos ter aproximadamente uma tonelada e meia. Acredito que esse é um momento de construção na cidade de Belém com a empresa Ciclus, entrando neste circuito, com apoio do poder público, fazendo uma campanha de conscientização e com a participação da sociedade, que fundamental para que a gente possa ter uma cidade limpa e cuidada para as gerações futuras”, avaliou.

A empresa também estará envolvida no encerramento definitivo e na recuperação ambiental do aterro sanitário do Aurá, além da construção de um novo centro de tratamento de resíduos, com capacidade para processar mais de 2,5 toneladas de lixo diariamente.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar