Vereador promete fiscalizar bar que ofereceu chopp grátis caso Bolsonaro fosse preso
Zezinho Lima (PL) questiona a regularização do estabelecimento e promete acionar autoridades

O vereador de Belém Zezinho Lima (PL) anunciou que pretende intensificar a fiscalização sobre o Café com Arte, bar e restaurante localizado no bairro de Nazaré, após a polêmica em torno de uma promessa feita pelo estabelecimento: distribuir 13 barris de chopp grátis caso o ex-presidente Jair Bolsonaro fosse preso.
O parlamentar, assumidamente bolsonarista – e que chegou a tatuar o rosto de Bolsonaro no braço em 2023 –, afirmou que entrará com um requerimento na Câmara Municipal de Belém (CMB) para verificar se o bar possui todas as licenças em dia, incluindo a regularização junto à Vigilância Sanitária e à Secretaria do Meio Ambiente.
Além disso, Lima prometeu denunciar o estabelecimento à Polícia Civil e Militar, alegando que recebeu reclamações de moradores da região. Segundo ele, “a vizinhança está reclamando muito. Os eventos daqui geram muita fumaça. Ninguém sabe que fumaça é essa. É um cheiro muito forte”.
Promessa foi feita em 2023, após operação da Polícia Federal
A oferta de bebidas grátis partiu do empresário Roberto Figueiredo, dono do Café com Arte e filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). No entanto, ao contrário do que muitos podem pensar, a postagem sobre os barris de chopp não foi recente, mas sim feita em 2023, após a Operação Venire, da Polícia Federal (PF).
A operação investigava a inserção de dados falsos de vacinação contra a covid-19 nos sistemas do Ministério da Saúde e incluiu buscas em 16 imóveis pelo país – entre eles, a residência de Bolsonaro.
Figueiredo já havia feito ações semelhantes no passado. Em 2022, durante as eleições, o empresário prometeu distribuir 13 barris de chopp caso o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fosse eleito.
O embate entre o vereador e o bar promete continuar. Resta-nos aguardar para saber quem sairá vencedor dessa queda de braço