NOTÍCIASPará

Ver-o-Peso completa 399 anos e mantém fluxo diário de 20 mil pessoas em Belém

Complexo reúne cerca de 2,4 mil trabalhadores e integra mercados, feira e áreas de comercialização na capital paraense

O Complexo do Ver-o-Peso completa 399 anos nesta sexta-feira (27). Localizado em Belém, o espaço reúne feira, mercados e áreas de comércio que funcionam diariamente.

Fundado em 1627, o local se consolidou como um dos principais pontos de circulação da cidade. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Belém, cerca de 20 mil pessoas passam pelo complexo todos os dias.

O funcionamento envolve aproximadamente 2.400 trabalhadores, entre permissionários da prefeitura, comerciantes informais e ajudantes. As atividades começam nas primeiras horas do dia, com chegada de mercadorias e abertura das bancas.

Estrutura do complexo

O espaço é formado por diferentes áreas, como o Mercado de Carne Francisco Bolonha, o Mercado de Ferro, o Solar da Beira, a Pedra do Peixe e a Feira do Açaí.

Além das bancas, o complexo reúne lojas, restaurantes, lanchonetes e áreas de embarque e desembarque de produtos.

Reconhecimento

O Ver-o-Peso é reconhecido como patrimônio pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1977.

Conteúdo relacionado:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar