ECONOMIAEDUCAÇÃONOTÍCIANOTÍCIASParáREGIONAL

UFPA desenvolve catamarã movido a energia solar para transporte urbano em Belém

A Universidade Federal do Pará (UFPA) está prestes a revolucionar a mobilidade urbana em Belém com o desenvolvimento de um catamarã movido a energia elétrica. A embarcação, atualmente em fase de testes de navegabilidade no píer do campus básico da UFPA, próximo ao Vadião, foi projetada pela Faculdade de Engenharia Naval (FENAV/ITEC/UFPA) com recursos da ANEEL e Norte Energia, e contou com a participação do CEAMAZON/PCT Guamá, sob a coordenação da professora Emília Tostes.

O catamarã, assinado tecnicamente pelo professor Hito Braga e sua equipe da FENAV, é um protótipo projetado para transportar até 20 passageiros. Movido a energia solar, o barco deve inicialmente operar entre o campus Guamá da UFPA e o Distrito de Icoaraci, realizando escalas em pontos estratégicos que ainda serão definidos.

A iniciativa visa aproveitar melhor as vias fluviais da Amazônia, promovendo a ideia de que “esse rio é minha rua” e destacando a importância das águas de Belém para a mobilidade urbana. O projeto não apenas representa um avanço tecnológico, mas também um compromisso com a sustentabilidade.

Além do catamarã, a UFPA já utiliza ônibus elétricos dentro do campus e para transporte intermunicipal entre seus campi em outros municípios, formando um verdadeiro corredor verde. Segundo o professor Átila Lima, da Faculdade de Engenharia Elétrica, a UFPA é pioneira ao oferecer uma infraestrutura de transporte sustentável, que atende diariamente cerca de 15 mil pessoas.

A instituição também disponibiliza um software que informa os modais mais rápidos, destinos, horários dos ônibus e permite o monitoramento em tempo real, facilitando ainda mais a vida dos usuários.

As professoras Regina Brabo e Patrícia Bittencourt, da Faculdade de Engenharia Civil, junto com o professor Átila Lima, destacaram a necessidade de adotar tecnologias limpas como essa, que aliam inovação, sustentabilidade e eficiência no transporte urbano.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar