O turismo é a área mais bem avaliada da gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, segundo levantamento do instituto AtlasIntel em parceria com a Bloomberg. De acordo com a pesquisa, realizada entre os dias 20 e 24 de março de 2025, 49% dos entrevistados consideram o setor de turismo, cultura e eventos como o que apresenta os melhores resultados do governo federal até agora.
Os dados coincidem com uma sequência de indicadores positivos para o setor. Somente nos dois primeiros meses de 2025, o Brasil recebeu mais de 2,8 milhões de turistas estrangeiros — um crescimento de 57% em relação ao mesmo período de 2024. A receita cambial com esses visitantes chegou a US$ 1,6 bilhão, o maior valor registrado na série histórica iniciada em 1970.
À frente do Ministério do Turismo, o paraense Celso Sabino tem apontado que os resultados refletem a escolha do governo em tratar o turismo como eixo estratégico. Segundo o ministro, o desempenho recorde é fruto de uma articulação entre diferentes áreas do governo e do setor privado. “Nunca antes estrangeiros vieram ao Brasil e gastaram tantos dólares, movimentando a economia, gerando emprego e renda. O ano de 2024 foi de recordes para o turismo brasileiro”, afirmou.
Além do fluxo de turistas, o setor gerou mais de 405 mil postos formais de trabalho desde o início da atual gestão. Sabino tem defendido a expansão da atividade turística como caminho para o desenvolvimento regional, com impacto direto em cadeias produtivas como transporte, hotelaria, gastronomia e eventos.
Em 2024, o Brasil ultrapassou os recordes anteriores registrados em grandes eventos como a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016, recebendo 7,6 milhões de turistas internacionais. A receita gerada no ano passado com o turismo estrangeiro foi de US$ 7,3 bilhões.
Para o Ministério do Turismo, o objetivo agora é consolidar a imagem do Brasil como destino competitivo no cenário internacional, ampliar a infraestrutura e promover novas rotas e regiões turísticas, com foco em sustentabilidade e geração de renda.



