O Tribunal de Justiça do Pará (TJPA) realizou, na manhã desta quarta-feira, 14, a eleição em que será escolhido o novo corpo diretivo do Judiciário paraense para o biênio 2021/ 2023. Foram eleitos desembargadores para a presidência, vice-Presidência e Corregedoria Geral de Justiça e para integrar o Conselho da Magistratura.
A sessão foi realizada de forma presencial, no plenário Desembargador Oswaldo Pojucan Tavares (plenário sênior do TJPA), às 9 horas. Para tanto, o espaço e as providências para a sessão foram adequados às peculiaridades de precaução ao coronavírus, seguindo as regras sanitárias e demais protocolos de atenção à saúde.
A desembargadora Célia Regina Pinheiro é a presidente eleita do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), por 18 votos, contra 11 votos para a desembargadora Vânia Fortes Bitar Cunha. Compareceu a totalidade do Pleno do TJPA e houve um voto nulo.
A votação é secreta e a eleição para vice-presidente em separado. Concorreram os desembargadores Ronaldo Vale e Maírton Carneiro. Ronaldo Vale se elegeu vice-presidente com 24 votos. Maírton Carneiro obteve 4 votos. Dois votos foram em branco.
A desembargadora Rosileide Costa Cunha foi a única candidata à Corregedoria. Votaram nela 19 desembargadores. E 11 votos foram em branco.
Os eleitos tomarão posse no primeiro dia útil de fevereiro de 2021.
Fonte: blog Uruá Tapera (de Franssinete Florenzano)



