NOTÍCIAS

Três doações de órgãos registradas em menos de 24 horas no Pará, neste domingo (12)

Três famílias no Pará autorizaram a doação de órgãos de parentes falecidos em menos de um dia, neste domingo (12). Enquanto uma equipe médica de Belém se dirigia a Santarém, no oeste do estado, para se unir aos profissionais do Hospital Regional do Baixo Amazonas e realizar um transplante de fígado, outra equipe em Belém se preparava para a remoção dos órgãos de mais dois doadores.

A articulação e organização de toda a logística, que envolveu inúmeras etapas cuidadosamente planejadas, foi realizada pela Central Estadual de Transplantes do Pará (CET), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Todos os envolvidos, como as Comissões Hospitalares de Doação de Órgãos e o Samu, foram fundamentais no processo de captação, doação e deslocamento.

Um equipe com diversos profissionais da saúde garantiram o traslado dos órgãos doados. Segundo Ierecê Miranda, coordenadora da CET, o ato reforça a sensibilização das famílias paraenses à doação de órgãos e o compromisso do Estado com esta missão. No Brasil, a família autoriza a doação de órgãos de pessoas falecidas.

“Seja você também é um doador de órgãos, converse com a sua família sobre isso, ou deixe a sua vontade registrada em cartório, através da Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (Aedi)”, ressaltou a coordenadora. Segundo a Sespa, os órgãos doados ajudarão quem está na lista estadual de espera por transplantes.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar