ECONOMIANOTÍCIASParáREGIONAL

Transpetro inaugurará Usina Solar em Belém no primeiro semestre de 2025

Nova planta integra estratégia de descarbonização e eficiência energética, com expectativa de redução de 30 toneladas de CO2 ao ano

A Transpetro, subsidiária da Petrobras, anunciou que a sua segunda usina solar deve entrar em operação no primeiro semestre de 2025. A nova planta será construída no terminal operado pela companhia em Belém, e faz parte da estratégia de descarbonização e eficiência energética da empresa. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (11), durante a XX Jornada de Operadores de Terminais Marítimos Petroleiros e Monoboias (Slom), que acontece no Uruguai.

Segundo Adriana Andrade, gerente executiva de Integrações Logísticas da Transpetro, a iniciativa marca mais um avanço no compromisso da empresa com a transição energética. “Poucos meses após a entrega da usina solar de Guarulhos, em São Paulo, tenho a satisfação de dizer que estamos avançando nesse projeto pioneiro em plantas industriais do Sistema Petrobras. A nova usina em Belém faz parte do compromisso da Transpetro com a transição energética”, afirmou Adriana.

Características da Usina Solar em Belém
A usina em Belém terá uma potência de trabalho estimada em 530 kW, suficiente para atender integralmente as necessidades energéticas do terminal da cidade. De acordo com a Transpetro, essa capacidade equivale ao consumo mensal de cerca de 140 residências. Além disso, a planta deverá evitar a emissão de aproximadamente 30 toneladas de gases causadores do efeito estufa por ano, reforçando o compromisso da companhia com a sustentabilidade.

A iniciativa em Belém segue o sucesso da primeira usina solar fotovoltaica do Sistema Petrobras, inaugurada em abril deste ano no Terminal de Guarulhos, São Paulo. A planta paulista foi a primeira movida integralmente por energia solar e tem potencial para evitar a emissão de mais de 240 toneladas de CO2 anualmente. A Transpetro também planeja expandir o projeto de usinas fotovoltaicas para outros terminais, como o de Coari, no Amazonas.

Transpetro e a Jornada Slom
A Transpetro está entre as patrocinadoras da XX Jornada de Operadores de Terminais Marítimos Petroleiros e Monoboias (Slom), um dos principais eventos do setor na América Latina. A empresa, que participa do evento desde sua primeira edição, está presente com um estande e apresentações técnicas, nas quais compartilha suas inovações e práticas para tornar as operações portuárias mais limpas, seguras e eficientes.

A expansão das usinas solares faz parte dos esforços da Transpetro para se alinhar às metas globais de descarbonização, garantindo que suas operações avancem em direção a um futuro mais sustentável e energeticamente eficiente.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar