BELÉMNOTÍCIANOTÍCIAS

Tráfego na Av. Júlio César é liberado após avaliação técnica em passarela em Belém

Prefeitura notificou consórcio responsável pela obra e iniciou apuração sobre possíveis falhas na execução do projeto.

O tráfego de veículos na Avenida Júlio César foi totalmente liberado no fim da madrugada deste sábado (7), após a conclusão de avaliações técnicas emergenciais realizadas na passarela de pedestres sobre o Canal São Joaquim. A estrutura fica nas proximidades do Parque São Joaquim.

De acordo com a Prefeitura de Belém, a via havia sido temporariamente interditada de forma preventiva após a identificação de um problema estrutural na passarela. A medida teve como objetivo garantir a segurança da população enquanto equipes técnicas realizavam vistoria e adotavam procedimentos no local.

Mesmo com a liberação da via, carretas e caminhões cegonha continuam sendo desviados por agentes de trânsito que permanecem monitorando o fluxo na região.

Durante o período de interdição, equipes da Secretaria Municipal de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade de Belém atuaram na organização do tráfego e na orientação de motoristas sobre rotas alternativas, reduzindo os impactos no trânsito em uma das principais vias de acesso da capital.

Apuração sobre a obra

A prefeitura informou que a passarela integra o projeto de urbanização do Canal São Joaquim e que a obra é executada pelo Consórcio Igarapé São Joaquim, formado pelas empresas Construbase Engenharia e HTBR Arquitetura e Engenharia.

Após o problema identificado, o município notificou formalmente o consórcio e iniciou procedimentos administrativos para apurar possíveis responsabilidades técnicas.

Durante vistoria no local, o prefeito Igor Normando classificou a situação como grave e afirmou que houve “irresponsabilidade” na execução da obra.

O gestor também determinou que a Procuradoria-Geral do Município de Belém e a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura de Belém analisem os laudos técnicos para eventual responsabilização da empresa.

Além disso, o prefeito anunciou que a Construbase Engenharia, líder do consórcio responsável pelo empreendimento, não deverá executar novas obras públicas no município durante a atual gestão.

A prefeitura informou ainda que ampliará as vistorias em outras estruturas relacionadas ao projeto do canal São Joaquim para garantir que atendam aos padrões técnicos e de segurança exigidos.

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar