Nesta terça-feira, o governador do Pará, Helder Barbalho, confirmou que Belém será a sede do Pré-Olímpico de Basquete Feminino. O torneio está agendado para ocorrer na primeira semana de fevereiro do próximo ano, na Arena Guilherme Paraense, popularmente conhecida como Mangueirinho.
O anúncio representa uma reviravolta, já que inicialmente a FIBA (Federação Internacional de Basquete) havia divulgado o Rio de Janeiro como a cidade-sede do torneio. Contudo, a CBB (Confederação Brasileira de Basquete) optou por designar Belém como a sede do Pré-Olímpico Feminino.
Além da capital paraense, outras três cidades internacionais sediarão o Pré-Olímpico Feminino: Antuérpia, na Bélgica, Sopron, na Hungria, e Xi’an, na China. As sedes para as competições masculinas serão anunciadas no mês de novembro.
Vale ressaltar que os Estados Unidos e a França já garantiram suas vagas nos Jogos Olímpicos, mas também participarão do torneio, buscando manter o ritmo competitivo. A definição dos grupos para cada sede ainda está pendente.