DENÚNCIANOTÍCIAS

Tio de Helder Barbalho é exonerado do Detran, mas ganha cargo comissionado na Prodepa

Por Diógenes Brandão

Algumas horas após da divulgação da matéria Sucateamento, privatizações e corrupção no Detran não fazem home office e nem têm lockdown, que o blog AS FALAS DA PÓLIS divulgou na madrugada de quarta-feira, 22, resultou na exoneração de Joércio Barbalho, tio do governador do Pará, Helder Barbalho, que sentiu-se pressionado a ter que tirar o irmão de seu pai do comando de uma das áreas críticas do Detran-PA, onde acumula-se denúncias de irregularidades e desvios, que podem resultar em prisões.

Joércio Barbalho é filiado ao MDB e pensava em disputar às eleições deste ano, mas resolveu ficar no cargo e vir candidato a deputado estadual em 2022. Ele já foi deputado estadual no período de 1990 a 1994, inclusive, ocupando a vice-presidência da Assembleia Legislativa do Pará. 

Veja a portaria de exoneração na edição extra do Diário Oficial do Estado do Pará, na quarta-feira, 22

Apesar de ter sido exonerado do Detran-PA, o tio do governador Helder, Joércio Barbalho, não ficará fora do Governo. Pelo contrário, ganhou de presente uma assessoria especial na presidência da Empresa de Tecnologia da Informática e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa).

Trajetória política – Apesar de ter dado um tempo na disputa eleitoral, Joércio nunca abandonou a política, tendo entrado no Detran-PA através do governo de Ana Júlia (PT), que entregou a autarquia para o PMDB, que tinha as indicações de DAS, sob o comando de Jader Barbalho e Martinho Carmona.

Naquele tempo, Joércio foi diretor da DUR (Diretoria de Unidades Regionalizadas do Detran), hoje, Diretoria de Habilitação de Condutores e Registro de Veículos (DHCRV).

Polícia Federal – Para o lugar de Joércio, o governador Helder Barbalgo nomeou José Ferreira Sales, delegado que foi superintendente da Policia Federal (PF) e secretário Adjunto de Segurança Pública no Governo de Ana Júlia (PT).

A estratégia de nomear delegados da Polícia Federal para áreas com fortes indícios de corrupção tem levantando a suspeita de que Helder Barbalho quer dar um ar de moralização, depois da descoberta ou de investigações por parte do Ministério Público Federal e Estadual, como aconteceu na Secretaria de Estado de Saúde (Sespa-PA), após o escândalo da compra dos respiradores chineses.

Fonte: As Falas das Pólis

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar