Terra sem lei: carro trafega por ciclovia em Belém. Veja vídeo
Viralizou pelas rede sociais um vídeo que mostra um carro trafegando pela ciclovia central da avenida Bernardo Sayão, no bairro do Guamá, em Belém. O vídeo foi feito por uma pessoa que estava na garupa de uma bicicleta. Não se sabe quando o vídeo foi gravado.
Além da infração grave, o motorista do veículo ainda põe em risco a vida dos ciclistas, pois o vídeo flagra o momento em que o carro, em alta velocidade, ultrapassa a bicicleta pela ciclovia.
Ao ser indagada sobre o vídeo, a Secretaria de Mobilidade Urbana de Belém (SEMOB), disse que faz fiscalização diariamente nas ciclovias e ciclofaixas de Belém através de agentes fixos e rondas.
“Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o agente de trânsito só pode autuar mediante flagrante ou por radar ou por vídeo monitoramento, equipamentos regulamentados pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran)”. “Inclusive a resolução 371, Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito (MBFT), diz como devem ser os procedimentos do agente de trânsito em relação à autuação”, afirma a nota.
De acordo com as novas regras do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na ciclofaixa/ciclovia passou a ser considerada infração gravíssima, com valor da multa triplicado, ou seja, R$ 880,00 e 7 pontos na carteira.
Além disso, não reduzir a velocidade ao ultrapassar o ciclista se tornou infração gravíssima (7 pontos) e multa de R$ 293,40.
VEJA O VÍDEO:



