O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou que pretende incluir programação no currículo das escolas de ensino médio da rede estadual já em 2024.
Segundo o governador, que participou em Davos do encontro anual do Fórum Econômico Mundial, gigantes da tecnologia como Amazon, Microsoft e Meta manifestaram interesse em participar do projeto.
“A gente quer colocar programação em todas as nossas escolas de ensino médio porque a gente entende que é isso que vai desenvolver competências importantes que vão abrir a porta de um mercado de trabalho qualificado”, afirmou Tarcísio a jornalistas brasileiros. Como exemplo, citou a possibilidade de incluir código na resolução de problemas matemáticos.
O governador afirmou que as big techs manifestaram “grande interesse em ajudar nessa educação tecnológica”. “Elas já têm programas assim em várias cidades do mundo, empresas como a Amazon, a Meta, a Microsoft.”
O projeto, contudo, ainda precisa ser desenvolvidos, e haverá prosseguimento das conversas com as empresas, afirmou.
O abismo digital na educação brasileira – e a consequente falta de profissionais de tecnologia – foi apontado pelo presidente da consultoria PwC no Brasil, Marco Castro, como um dos principais déficits do País diante do mercado global.