BELÉMCULTURA PARAENSENOTÍCIAS

Suásticas no piso do Teatro da Paz geram polêmica na web

Reaberto no último domingo, 22, o Teatro da Paz, em Belém, é um símbolo cultural e um retrato do poderio econômico da época do Ciclo da Borracha na Amazônia.

No entanto, um detalhe no piso da casa de espetáculo chamou atenção dos usuários do Twitter. Tudo começou após o governador Helder Barbalho publicar um vídeo em sua conta na rede social sobre a abertura do teatro. No vídeo, várias imagens dos quatro cantos do espaço cultural e em meio a isso, uma pequena fração de tempo mostrando o seu piso, o suficiente para abrir a discussão.

Logo, usuários começaram a questionar sobre o piso do “Da Paz” e a discussão foi aberta, com muitos internautas acusando de as suásticas do piso serem símbolo do nazismo e pedindo intervenção para mudar o piso do teatro.

Outros, no entanto, defenderam todo o contexto histórico do símbolo, além de explicarem sobre como o símbolo budista, muito usado no oriente, foi apropriado pelos alemães nazistas. Além disso, o Teatro foi construído muito antes da ascensão do Nazismo e do nascimento do Hitler, ou seja, o seu contexto não tem nenhuma relação com o nazismo na década de 30.

Confira alguns tweets sobre o assunto:

O usuário Loro da Doca fez um fio explicando a origem da suástica e como o símbolo foi apropriado pelo Nazismo:

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar