O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou na segunda-feira, dia 21, que cancelou o passaporte do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, que mora atualmente nos Estados Unidos e é alvo de investigações no Brasil.
Em nota, o Itamaraty informou que a providência foi determinada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A decisão do STF foi revelada pelo jornalista Rodrigo Rangel, do site “Metrópoles”, e confirmada pela TV Globo.
“O Ministério das Relações Exteriores recebeu ofício do STF determinando o cancelamento do passaporte em questão. O MRE não comenta casos concretos de cooperação jurídica em andamento”, diz o comunicado.
Allan dos Santos é um dos aliados mais próximos da família Bolsonaro. Ele é investigado no Supremo em dois inquéritos: o que apura a divulgação de fake news e ataques a integrantes da Corte; e também o que identificou a atuação de uma milícia digital.
Sem passaporte válido, Allan dos Santos terá dificuldades, por exemplo, para deixar o território norte-americano e para dar entrada em processos burocráticos nos EUA. Se flagrado por autoridades do país, pode inclusive ser deportado para o Brasil.
O blogueiro é considerado foragido, e a Justiça brasileira já pediu que Allan dos Santos seja inscrito na lista de procurados internacionais da Interpol. Até o momento, no entanto, o nome dele não consta na lista de “Difusão Vermelha”, como é chamada.
Em outubro do ano passado, o ministro Alexandre de Moraes determinou a prisão preventiva de Allan e que o Ministério da Justiça iniciasse a extradição dele.
Ao se tornar alvo de operações, Allan dos Santos deixou o Brasil. Ele teria entrado em julho de 2021 nos Estados Unidos com visto de turista vencido desde fevereiro do mesmo ano.
Fonte: G1