DENÚNCIA

Sites paraenses sofrem ataques de hackers no dia da operação “SOS” da Polícia Federal

Na última terça-feira, 29, logo no início da tarde, sites e blogs em Belém e em alguns municípios do Pará começaram a ser alvos de ataques maciço de hackres. O que mais chama à atenção é que esses meios de informações eram, justamente, os que estavam divulgando o passo a passo da operação “SOS”, deflagrada pela Polícia Federal, cujo alvos são os contratos com suspeitas de superfaturamento do governo Helder Barbalho.

Veja aqui: Polícia Federal faz buscas contra Helder Barbalho e prende os secretários do Governo, Parsifal Pontes e Pádua Andrade

Este site, Pará Web News, foi um dos primeiros a sentir a ataque cibernético e, depois de ficar bastante lento, foi tirado do ar, conseguindo voltar às atividades apenas na noite de quinta-feira, 1.

Desde que o https://parawebnews.com/ começou a fazer uma série de denúncias sobre a atuação de Helder Barbalho, frente ao Governo do Pará, em especial, durante a pandemia do novo coronavírus, é a segunda vez em que o site é tirado do ar. A primeira foi por conta de um mandado de busca e apreensão, em abril passado, que também cumpriu mandado na casa de Eduardo Cunha, responsável pelo site.

Em 29 de abril deste ano, por ordem do juiz Heyder Tavarez, da Primeira Vara Penal da Capital e a pedido da delegada Quésia Pereira Cabral, do Núcleo de Inteligência da Policia Civil (NIP), Eduardo Sarmento Cunha, administrador deste site, foi alvo de um mandado de busca e apreensão, tendo sido apreendido na residência dele, documentos, celulares, computadores, HDs e tablets. Veja mais aqui: Nota do Parawebnews

A segunda é esta que foi relatada, no mesmo dia da operação “SOS” da Polícia Federal, mais uma pela qual o Governo do Pará é alvo, devido aos escândalos de suspeitas de corrupção no governo Helder Barbalho (MDB), especialmente, na área da saúde e da pandemia de Covid-19.

Os blogs As Falas da Pólis (https://diogenesbrandao.blogspot.com/), em Belém, e o blog do Zé Dudu (https://www.zedudu.com.br/), em Marabá, também sentiram os efeitos dos ataques, assim como o portal Roma News (https://www.romanews.com.br/), que ficou lento e chegou a sair do ar em alguns momentos.

Roma News – A plataforma do Portal Roma News foi alvo de um ataque coordenado por hackers na tarde de terça-feira, 29, durante a cobertura da operação “SOS”, da Polícia Federal (PF), que investiga fraudes em contratos da saúde firmados pelo Governo do Pará.

Nesta quarta-feira, 30, um dia após a instabilidade registrada entre 14h e 17h de terça-feira, quando o portal chegou a ficar fora do ar por alguns minutos, a administração da plataforma reportou o problema à direção do site. “Informamos que ontem (terça-feira) entre às 14h e 17h, de Brasília, sofremos o maior ataque DDOS (ataque de negação de serviço) já registrado a um cliente na plataforma”, informa a nota.

Ainda segundo os administradores da plataforma, o Portal Roma News chegou a receber mais de cinco milhões de requisições de todos os lugares do mundo, curiosamente menos do Brasil. “As requisições eram do tipo GET e POST na página inicial do portal” e ocasionaram “breves períodos de lentidão e indisponibilidade do serviço durante o ataque”, reportou a plataforma.

Com informações do Roma News

Etiquetas

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar