Adormecido há décadas, o vulcão Cumbre Vieja, localizado na costa do continente africano, tem preocupado autoridades locais nos últimos dias. Isso porque, recentemente, ele começou a dar sinais de atividade – e, caso isso siga evoluindo até uma erupção, é possível até que parte do Brasil seja afetada como consequência do fenômeno sísmico.
As costas do Norte (Incluindo o Pará) e Nordeste do Brasil seriam as mais afetadas caso haja colapso e se forme uma grande erupção.
“Toda a população costeira deve ser conscientizada, em especial do Norte e Nordeste do Brasil, pois seriam os principais afetados, e assim evitaríamos danos pessoais”, afirma, lembrando que, apesar de o risco ainda ser considerado baixo, ele ainda existe. “Estudos mais recentes dizem que as chances de ocorrência são remotas e longínquas, no entanto o estabelecimento de sistemas de alarme que possibilitam a evacuação das áreas é justificável”, conclui.
O perfil Geografia Geral publicou uma simulação de como uma erupção no vulcão atingiria as costas das Américas, incluindo o litoral do Pará. Belém, por estar no delta do Rio Amazonas, também poderia ser afetada.
Confira:



