BELÉMCORONA VÍRUS

Shows e outros eventos de pequeno porte poderão ocorrer a partir de 15 de outubro, em Belém

Eventos que são realizados em locais considerados de pequeno porte, com capacidade para até 1,5 mil pessoas, poderão voltar a ocorrer em Belém, mas com capacidade reduzida até 500 pessoas, já a partir do dia 15 deste mês de outubro. Os eventos religiosos, esportivos e de diversão em Belém, estão suspensos desde abril, quando a capital paraense atingiu um grande número de pessoas contaminadas pela covid-19. O fechamento destas atividades por decreto municipal foi a forma de conter o avanço da doença na cidade. 

O secretário municipal de Saúde de Belém, Sérgio de Amorim Figueiredo, homologou o parecer técnico apresentado pela diretora da Divisão de Vigilância Sanitária da Sesma, Rute Leila dos Reis Flores e pelo assessor Lauro César Castro do Nascimento, além do assessor técnico da secretaria Raimundo Nonato Bittecourt de Sena. O documento foi assinado na quinta-feira, 1º, em reunião do prefeito Zenaldo Coutinho (PSDB) com o Comitê Técnico para Retomada das Atividades, formado pelos técnicos da saúde municipal e representantes dos músicos da capital, casas de festas, igrejas e clubes de futebol.

Dirigentes de futebol tentaram realizar o RExPA com torcida

Os representantes dos clubes de futebol tentaram conseguir a liberação dos torcedores no estádio Mangueirão, já para o jogo ocorrido neste sábado, 3, entre Remo e Paysandu. Pediram que fosse liberada 30% da capacidade do estádio. Porém, o parecer técnico foi contrário, alegando alto risco de aglomeração no local. “Contudo entende-se que a proposta poderá ser avaliada posteriormente”, afirma o parecer técnico da Sesma.

Também foi autorizado o aumento de três para seis músicos em palcos na capital paraense, em pequenos eventos em bares e restaurantes e também de mais dois técnicos de apoio. Além disso, as atividades dos músicos poderão ser estendidas até às 2h, já que atualmente, encerram à meia-noite. Todos os músicos devem permanecer com distanciamento de 1,5 metro e manter o uso de máscaras no palco.

Shows de grande porte podem voltar a ocorrer em novembro

Já o retorno de shows de grande porte e em espaços abertos, segundo o parecer técnico, carece de um estudo mais aprofundado sobre as condições sanitárias, Porém, os técnicos consideram que será razoável que voltem a ocorrer em novembro e que até o dia 30 deste mês de outubro, eles apresentarão novo parecer sobre este item.

No caso da solicitação de liberação das festas dançantes de aparelhagem com capacidade limitada a 50%, o parecer recomenda a mesma postura em relação aos shows de grande porte. 

Os técnicos afirmam que é necessário levar em consideração a situação epidemiológica da covid-19 em Belém e que é necessária a elaboração de um protocolo sanitário específico para o retorno destes dois tipos de eventos.

O parecer também autoriza a liberação de 70% da capacidade dos espaços religiosos, para funcionamento de missas e cultos, mas respeitando o distanciamento social e os protocolos sanitários nos templos.

Em agosto, trabalhadores de eventos noturnos realizam manifestação pacífica em frente ao Theatro da Paz, localizado na Praça da República, em protesto pela retomada dos eventos em Belém. Cerca de 300 pesoas que atuam no setor participaram do protesto reivindicando a reabertura gradativa das casas de shows e das aparelhagens sonoras. Porém, a Prefeitura Municipal não cedeu à pressão na época, alegando que ainda havia riscos de proliferação da covid-19.

O parecer técnico da Divisão de Vigilância Sanitária da Sesma tem caráter opinativo. Caberá ao prefeito de Belém decidir pela liberação das atividades, a partir do documento apresentado pelos técnicos sanitários.

Fonte Roma News

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar