A partir deste sábado, 26, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) inicia a campanha de vacinação antirrábica de cães e gatos em Belém, que vai se estender até o mês de dezembro deste ano. A ação será dividida em três etapas devido ao momento de pandemia do novo coronavírus, seguindo as recomendações do Ministério da Saúde de distanciamento social.
Etapas – A primeira etapa será realizada aos sábados em estacionamentos e praças; a segunda em Unidades Municipais de Saúde (UMS); e na terceira etapa serão os dias “D” da vacinação em todos os bairros de Belém.
A meta do município de Belém é imunizar 113.315 cães e 45.729 gatos, prevenindo a raiva animal.
Recomendações – Os tutores de cães e gatos deverão levar os animais para a imunização a partir dos três meses de vida, nas datas e horários estipulados nos locais de imunização. Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) orienta que apenas uma pessoa compareça levando o animal e recomenda que os cães usem coleira e focinheira e os gatos estejam em caixa de transporte. O uso de máscara é obrigatório.
As informações sobre locais da primeira e segunda etapas seguem abaixo. Já os da terceira etapa, a Sesma divulgará assim que fechados.
Primeira etapa, aos sábados, dias 26 de setembro; 3, 10, 17, 24 e 31 de outubro, das 8 às 13 horas:
Dia 26: praça Brasil, Umarizal; praça Batista Campos, Batista Campos e praça da República, Campina.
Dia 3 de outubro: praça João Dias Paes (Jaú), Sacramenta; praça Dalcídio Jurandir, Cremação; e Praça Dom Alberto Ramos, Marambaia.
Dia 10 de outubro: praça Frei Daniel Samarat, Guamá; praça Amazonas, Jurunas; e praça Eduardo Angelim, Pedreira.
Dia 17 de outubro: praça Matriz de Icoaraci, Ponta Grossa; praça da Leitura, São Brás; e Portal da Amazônia, Jurunas
Dia 24 de outubro: praça Olavo Bilac, Terra Firme; estacionamento do Mangueirão, rodovia Augusto Montenegro, bairro do Mangueirão
Dia 31 de outubro: rodovia Mário Covas, em frente ao Centro de Recuperação Coqueiro, no Coqueiro; Fundação Escola Bosque, avenida Nossa Senhora da Conceição, São João de Outeiro; e praça Dom Mário Miranda de Villas Boas, Val-de-Cans.
Segunda etapa, de 28 de setembro a 30 de outubro, durante a semana, das 9 às 13 horas, nas Unidades Municipais de Saúde (UBS):
De 28 de setembro a 2 de outubro: UMS Guamá – rua Barão de Igarapé Mirim, 479, bairro do Guamá; UMS Marambaia – avenida Augusto Montenegro, km 0, bairro da Marambaia; UMS Jurunas – avenida Fernando Fernando Guilhon, s/n, entre rua Breves e av. Bernardo Sayão, bairro do Jurunas e UMS Tapabã – Rua São Clemente, bairro do Tapanã.
De 5 a 9 de outubro: UMS Benguí – passagem Maciel, s/n, bairro do Benguí; UBS Condor – rua dos Tambés, 185, bairro da Condor; UMS Curió – Pass. Alberto Engelhard, s/n, bairro do Curió-Utinga; UMS Vila da Barca – rua Coronel Luis Bentes s/n, Telégrafo, Vila da Barca.
De 13 a 16 de outubro: UMS Pratinha – Rod. Arthur Bernardes, s/n, Pratinha I, bairro da Pratinha; UMS Terra Firme – Pass. São João, entre São Domingos e Perimetral, bairro da Terra Firme; UMS Telégrafo – Rua do Fio, s/n, bairro do Telégrafo e UMS Sideral – Rua Sideral s/n, bairro do Parque Verde.
De 19 a 23 de outubro: UMS Satélite – Conj. Satélite, WE-8, s/n, bairro do Coqueiro; UMS Cabanagem – Rua São Paulo, s/n, bairro da Cabanagem e UMS Maguari – Conjunto Maguari, alameda 15, s/n, bairro do Coqueiro.
De 26 a 30 de outubro: UMS Providência – Av. Norte, s/n, Marex e UMS Águas Lindas – Rua Conjunto Verdejante 1, bairro de Águas Lindas
Texto: Ascom/Sesma