Nesta quinta-feira (5), o governador do Pará, Helder Barbalho, recebeu em Belém uma comissão de senadores que acompanha o andamento das obras da COP 30, prevista para ocorrer entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025. A visita foi liderada pelos senadores Fabiano Contarato (PT-ES), presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado, e Beto Faro (PT-PA).
A comitiva percorreu pontos que integram os preparativos da capital para sediar a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas. Os parlamentares estavam acompanhados de integrantes do Comitê Estadual da COP 30, incluindo o secretário adjunto da Secult, Bruno Chagas, e a coordenadora do Núcleo COP 30, Brenda Maradei.
Porto Futuro II será espaço de bioeconomia e cultura
A primeira visita ocorreu no Porto Futuro II, que, segundo o governo do estado, já atingiu 88% de execução. O local será sede de três estruturas principais: o Centro de Bioeconomia e Inovação da Amazônia, o Museu das Amazônias e uma unidade da Caixa Cultural. Também estão previstas áreas públicas como praça central, espaço gastronômico e ambientes de lazer integrados à orla de Belém.
O governador destacou a função estratégica do espaço:
“O Parque de Bioeconomia traz uma imersão para conhecer efetivamente a estratégia de bioeconomia do Estado, como também um espaço para estimular que empresas que atuam na atividade de bioeconomia possam aqui ter um ambiente adaptado, adequado para se instalarem”, declarou.
Sobre a visita do Senado no Dia Mundial do Meio Ambiente, Helder Barbalho afirmou:
“Essa visita é muito simbólica para nós, no Dia Mundial do Meio Ambiente, poder receber a Comissão do Senado. É muito importante que possam vir aqui até para, in loco, olharem aquilo que está sendo feito e levar a mensagem ao Senado da República dos avanços, das evoluções e, acima de tudo, a certeza de que aquilo que está planejado está sendo realizado”, disse.
O chefe do Executivo estadual também reiterou o papel da Amazônia no cenário global da conferência:
“Nós vamos fazer certamente a mais extraordinária COP, que é a conciliação dos investimentos que trazem um legado urbano para Belém, mas por outro lado, [também] a garantia de que a escolha de fazer na Amazônia traz um simbolismo e a importância de um grande chamamento ao mundo, para que o mundo compreenda a necessidade de agir mediante as urgências climáticas e as mudanças ambientais”, completou.
Parque da Cidade será palco principal da COP 30
A comitiva também esteve no Parque da Cidade, que terá mais de 500 mil metros quadrados e abrigará parte dos eventos da COP 30. As obras da Etapa COP já estão com 86% concluídas, de acordo com o governo estadual.
O espaço contará com ciclovias, pistas de caminhada, espelhos d’água, áreas verdes, equipamentos esportivos e infraestrutura para eventos culturais e educacionais.
O senador Fabiano Contarato avaliou a estrutura e destacou a importância da COP para o Brasil e o mundo:
“Eu estou muito impressionado positivamente. Acho que é o momento singular do mundo lançar os olhos para como é o Brasil, qual é a realidade do Brasil, porque nós temos um compromisso com a preservação ambiental, mas temos que dar dignidade à população e principalmente à população que mais precisa (…). Eu estou muito feliz, essa é a primeira vez que eu estou aqui em Belém e quero mandar um abraço carinhoso para toda a população do Estado do Pará e parabéns pelo evento, parabéns ao governador e toda a sua equipe”, declarou.
A engenheira agrônoma Maynara Gomes, que atua como analista de Meio Ambiente no Parque da Cidade, também falou sobre sua experiência no projeto:
“Comecei a trabalhar nas obras recentemente. Assim que soube da vaga, me candidatei para contribuir nesse espaço, que promoverá um grande impulso para o Estado, destacando nosso trabalho nas áreas ambiental, socioeconômica e de geração de empregos. Acredito que isso terá um impacto significativo também na minha trajetória profissional”, relatou.
Integração entre os poderes para realização da COP
A visita foi mais uma etapa de articulação entre os poderes estadual e federal para garantir a conclusão das obras e a realização da COP 30 em Belém. Os projetos fazem parte de um plano de infraestrutura voltado à realização da conferência, com foco em sustentabilidade, mobilidade urbana e uso público dos espaços.
Conteúdo relacionado:



