Os moradores do bairro da Terra Firme, em Belém, fecharam a avenida Perimetral na manhã desta terça-feira, 15. Com pneus e pedaços de madeira em chamas, em frente ao portão de entrada do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do Pará (UFPA), os moradores cobravam do prefeito, Edmilson Rodrigues, o asfaltamento na rua da Paz que, segundo os manifestantes, está há mais de 50 anos sem pavimentação. A via já foi liberada e o trânsito no local está fluindo normalmente.
A doméstica Tatiana Jardim contou que a rua da Paz foi uma das primeiras da região, e sempre sofreu com a falta de pavimentação e de saneamento básico. “Nós vivemos na lama há mais de 50 anos, essa foi uma das primeiras ruas dessa invasão, as outras que vieram depois foram asfaltadas e a nossa não foi. Nosso protesto é em favor do asfaltamento, com drenagem e pavimentação da nossa rua. É só isso que a gente quer, é o nosso direito constitucional”, disse a moradora.
“A minha casa eu já levantei duas vezes, e não é só a minha, a maioria das casas são altas para que a água não entre, e as que não são, vão pro fundo. As crianças não saem, não tem onde brincar, não tem lazer, nada. A chuva de ontem foi horrível, muita casa no fundo”, reclamou Tatiana Jardim.
O morador Alberto Correa disse que a comunidade já enviou vários ofícios para a prefeitura pedindo a resolução dos problemas, mas nunca houve resposta. “A gente mora há muito tempo lá e nada foi feito. Até pra tapar buraco a gente faz coleta. Cada morador limpa a sua vala. Não dá mais, a prefeitura está relaxando. Asfalto, pavimentação, drenagem, calçamento, é o mínimo. E se não resolverem agora, vamos protestar de novo em 15 dias”, concluiu.



